Desoneração da folha de pagamentos de empresas poderá ser estendida a municípios

18/06/2014 - 14h06 Projetos - Atualizado em 18/06/2014 - 14h06

Projeto estende a municípios desoneração dada a empresas

Da Redação

A desoneração da folha de pagamentos de empresas privadas de diversos setores, estabelecida em duas leis federais, poderá ser estendida a municípios com até 80 mil habitantes. A medida é prevista em projeto de lei do senador Romero Jucá (PMDB-RR) em tramitação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Hoje, os municípios recolhem, além da contribuição dos servidores, 20% da folha de pagamentos, mais 2% de seguro de acidente de trabalho. Com a mudança, as cidades com até 80 mil habitantes poderão optar por um recolhimento único, de 1% de sua receita corrente líquida.

Na justificação do projeto (PLS 215/2014), Jucá argumenta que esse encargo tributário compromete boa parte da disponibilidade orçamentária de muitos municípios brasileiros. "Não é por outra razão que as dívidas das prefeituras municipais com o INSS só aumentam, correspondendo atualmente a mais de R$ 30 bilhões", acrescenta.

A ausência de regularidade fiscal, como nota o senador, impede que os municípios recebem as transferências dos recursos do Fundo de Participação dos Estados e Municípios e celebrem acordos, contratos, convênios ou ajustes. Além disso, ficam impedidos de receber empréstimos, financiamentos, avais e subvenções de órgãos federais.

Para Jucá, é preciso encontrar uma solução definitiva para o problema, que respeite a capacidade de pagamento do ente público e impeça a formação de novo passivo tributário.

Após a deliberação da CAE, o projeto seguirá para decisão terminativa na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

 

Agência Senado

 

Notícias

Valor Investe: Seu imóvel vai ganhar um 'CPF': veja o que muda a partir de 2026

Valor Investe: Seu imóvel vai ganhar um 'CPF': veja o que muda a partir de 2026 Por Yasmim Tavares, Valor Investe — Rio 02/12/2025 06h30  Atualizado há 4 dias A implementação do CIB acontecerá de forma escalonada: capitais e grandes municípios terão até agosto de 2026 para atualizar seus...

Juíza condena filho a pagar pensão alimentícia a mãe idosa

Terceira idade Juíza condena filho a pagar pensão alimentícia a mãe idosa 3 de dezembro de 2025, 8h24 Ele apresentou uma oferta de 11% de seus rendimentos líquidos em caso de vínculo empregatício formal e de um terço do salário mínimo se estiver desempregado. Prossiga em Consultor...

CNJ permite que idosos escolham quem cuidará da sua saúde e patrimônio

CNJ permite que idosos escolham quem cuidará da sua saúde e patrimônio Procedimento exige visita ao cartório ou uso da plataforma digital O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou regra que permite a idosos e pessoas com deficiência escolher quem cuidará de sua saúde e patrimônio caso se tornem...