Detran quer implantar sistema que filma e grava provas de futuros motoristas

Detran-SP quer implantar sistema que filma e grava provas de futuros motoristas

20/08/2015 06h04  São Paulo
Elaine Patricia Cruz - Repórter da Agência Brasil

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) está desenvolvendo projeto-piloto com o objetivo de monitorar, em tempo real, as provas práticas para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A ideia é que os exames que testam os futuros motoristas sejam acompanhados por diferentes recursos tecnológicos, como áudio e vídeo.

Segundo o Detran, os veículos em que os testes serão feitos passarão a ser equipados com câmeras e um sistema de telemetria, que permite o rastreamento e a aferição do percurso e do comportamento do candidato durante a prova de direção. Com isso, pretende-se tornar o resultado do exame mais preciso e transparente e, sobretudo, coibir fraudes e irregularidades.

Atualmente, as provas teóricas já são feitas de forma eletrônica em São Paulo, mas a ideia é que as práticas também sejam modernizadas.

O projeto está em fase de licitação. Segundo Daniel Annenberg, diretor-presidente do Detran, o edital deverá ser lançado até o fim de setembro e o projeto-piloto deverá estar concluído até o fim do ano em duas cidades de São Paulo, ainda não definidas, até que possa ser estendido para todas as cidades do estado, possivelmente no ano que vem. Isso, segundo ele, não implica aumento de custos para o cidadão. “O objetivo é fazer com que os valores continuem os mesmos, mas com uma prova muito melhor do que a que existe hoje, com muito mais exatidão nos resultados.”

“O Detran do Rio de Janeiro já implantou um sistema de câmeras. O que estamos falando [em São Paulo] não é só de câmeras. É também de um sistema que vai permitir, por exemplo, saber se ele [o candidato], no meio do circuito [rota que deve fazer na prova prática], tinha que dar uma seta para a esquerda e não deu. O sistema vai conseguir gravar isso”, disse Annenberg.

Segundo ele, só na capital paulista são feitos cerca de 100 mil provas práticas a cada mês. “É uma quantidade muito grande. O objetivo é não só coibir fraudes, mas ter um histórico, ter informações sobre a prova para que se possa, a qualquer momento, serem solicitadas pelo próprio candidato ou mesmo pela Justiça para avaliar se aquela prova foi feita e como ela foi feita.”

Em nota, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) disse que entende como válido “tudo que for feito para melhorar os procedimentos a fim de garantir a segurança do cidadão”. Acrescentou que as medidas que estão sendo adotadas pelo Detran-SP também estão sendo estudadas pelo governo de Minas Gerais.

Edição: Graça Adjuto
Agência Brasil

Notícias

Advogada explica regularização por georreferenciamento em imóvel rural

Regularização Advogada explica regularização por georreferenciamento em imóvel rural A obrigatoriedade inicia a partir de 20/11 para qualquer transação imobiliária ou regularização fundiária. Da Redação segunda-feira, 4 de agosto de 2025 Atualizado às 12:02 Processos de regularização fundiária e...

Usucapião como limite temporal para reconhecimento da fraude à execução fiscal

Opinião Usucapião como limite temporal para reconhecimento da fraude à execução fiscal Antonio Carlos de Souza Jr. Roberto Paulino de Albuquerque Júnior 31 de julho de 2025, 7h04 O tribunal superior, porém, não vem analisando uma importante questão sobre a fraude à execução fiscal, qual seja:...

Intenção de pagar a dívida basta para manter devedor em imóvel

Vitória da boa-fé Intenção de pagar a dívida basta para manter devedor em imóvel 26 de julho de 2025, 12h32 Na decisão, a juíza destacou a gravidade da situação e disse que “tais medidas são a última oportunidade para solução amigável, caso contrário, será dado cumprimento ao mandado de...

Regime da separação convencional de bens e a renúncia antecipada à herança

Opinião Regime da separação convencional de bens e a renúncia antecipada à herança Rafael Adelor Cabreira 28 de julho de 2025, 9h21 Uma vez escolhido o regime da separação convencional de bens, o casal deixa claro que não tem interesse no patrimônio do outro — para além da morte do consorte,...