Em quais situações posso perder meu imóvel próprio?

Em quais situações posso perder meu imóvel próprio?

Júlia Mendonça
25/08/2020 04h00

Muitas pessoas fazem de tudo para ter a casa própria. Financiam em 30 anos, emprestam dinheiro da família, apertam o orçamento, tudo para se sentirem mais seguros em relação à moradia. Porém, mesmo financiando o imóvel, existem diversos motivos que podem levar a perda da sua moradia e podem fazer você ficar na mão.

A casa é do banco até a última parcela do financiamento, e o pior, existem outras pessoas e situações que podem tirar o imóvel de você. Pesquisei o conteúdo de diversos especialistas na área e separei as causas previstas na lei que preveem a retirada da casa para pagamento de dívidas ou outras situações especiais.

A Lei 8.009/90 fala da impenhorabilidade do bem da família, ou seja, o lugar de moradia da família não pode ser tirado dela. Porém, a justiça entendeu que em algumas situações específicas a residência familiar pode sim ser tomada para pagamento de dívidas. Conheça alguns desses casos nesse artigo.

Financiamento e condomínio
Quando você faz um financiamento para compra ou construção de uma residência, porém por algum motivo deixou de pagá-lo, o banco geralmente dá o tempo de 3 meses para que a situação seja resolvida.

Passando disso, o cartório irá notificar o devedor, com um prazo de 15 dias corridos para o acerto das parcelas em atraso. Caso isso não ocorra, o banco exercerá seu direito e colocará o imóvel para ser leiloado. Dependendo do valor arrecadado, o antigo morador não recebe nada do que já pagou e perde o imóvel.

Assim como o financiamento, deixar de pagar o condomínio de sua casa ou seu apartamento em apenas 1 mês já pode resultar em cobrança judicial. O leilão é o último recurso utilizado, porém pode ocorrer caso nenhuma tratativa tenha dado certo. Em geral, dá-se a tolerância de 60 a 90 dias para o acerto das dívidas.

Dívidas
Deixar de pagar o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e taxas de incêndio podem levar à perda do bem. Não existe um prazo determinado por lei para essa cobrança, porém após 5 anos é considerada a prescrição da dívida, apenas quando não há citação. Porém, você ficará tranquilo os quase 1800 dias até essa possível prescrição?

Sabia que dever para funcionários do próprio imóvel também pode levar à penhora dele? Se deixar de pagar empregados domésticos como zeladores, faxineiras ou jardineiros, o imóvel pode ser retomado para quitação desses débitos.

Se o imóvel familiar foi oferecido como garantia de uma dívida e por alguma razão o devedor não a quitou, o imóvel então poderá entrar como parte do pagamento. Se por uma hipoteca ou por se tratar de ser um fiador, se o imóvel entrou como compromisso de pagamento, ele poderá ser tomado para quitar débitos.

Pensão alimentícia
Deixar de pagar em dia a pensão alimentícia dos filhos é um crime inafiançável e se o devedor tiver um imóvel em seu nome poderá ser levado à penhora para efetivar o pagamento. Além disso, o devedor poderá ser preso e ficar detido até que a situação seja regularizada.

Então, antes de sair por aí assinando qualquer papel de compra, pois acredita que estará seguro com um teto para morar independente do que aconteça, reflita bem sobre suas finanças, se é realmente possível pagar por aquele imóvel e por todas as despesas que vêm junto dele.

Qualquer dúvida que tiver em relação à perda do seu bem, consulte um advogado que, com certeza, conseguirá auxiliar você da melhor maneira possível.

Fonte: UOL

Notícias

Proposta de novo Código Comercial é desnecessária

sexta-feira, 8 de julho de 2011 Proposta de novo Código Comercial é desnecessária POR WADIH DAMOUS Como se sabe, os projetos de novos Códigos de Processo Penal e de Processo Civil tramitam no Congresso Nacional. O segundo, inclusive, vem sendo duramente criticado por aqueles que sustentam ser...

"Quem vai ficar com a casa"

09 de Julho de 2011 Quem abandonar o lar corre o risco de perdê-lo para sempre - Um artigo acrescentado ao Código Civil deve mudar o rumo de casamentos e uniões estáveis desfeitas, ao menos em se tratando de "quem vai ficar com a casa", lembrando que isso se aplica também a uniões homoafetivas, já...

Critérios à prova

  Lista única do STJ será contestada em sabatina Por Rodrigo Haidar   A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado marcou para segunda-feira (11/7), às 15h, a sabatina dos desembargadores Marco Aurélio Buzzi e Marco Aurélio Bellizze, indicados para o cargo de ministros do...

Oito milhões de brasileiros pagarão mais caro pelos planos de saúde

Oito milhões de brasileiros pagarão mais caro pelos planos de saúde 08/07/2011 - 15h54 Saúde Alana Gandra Repórter da Agência Brasil Rio de Janeiro – Os planos de saúde de 8 milhões de brasileiros, que correspondem a 17% dos consumidores de planos de assistência médica existentes no Brasil,...

SUS em casa

08/07/11 - 17:54 > SAÚDE SUS vai atender pacientes em casa Agência Brasil BRASÍLIA – Pacientes com dificuldade de locomoção ou que precisam de atenção regular, mas não necessitam ser hospitalizados, vão receber cuidados médicos em casa. É o que prevê portarias publicadas nesta sexta-feira (8)...

Aautônomos terão incentivos para contribuir para a Previdência Social

Extraído de: Conselho Regional de Contabilidade de Rondônia - 7 horas atrás Autônomos terão redução de contribuição Profissionais autônomos vão receber incentivos para contribuir para a Previdência Social. Medida Provisória foi aprovada pela Câmara dos Deputados e segue para o Senado Categorias de...