Juiz estadual poderá receber gratificação por exercício de jurisdição federal

02/01/2014 - 14h24 Comissões - Constituição e Justiça - Atualizado em 02/01/2014 - 14h24

Juiz estadual poderá receber gratificação por exercício de jurisdição federal

Iara Guimarães Altafin

Juízes estaduais que atuarem em causas de competência da Justiça Federal poderão ter direito ao recebimento de gratificação no valor mensal equivalente a 16% da remuneração de um juiz federal. A medida está prevista no PLS 298/2012, do senador Blairo Maggi (PR-MT), pronto para votação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em decisão terminativa.

O autor explica que apenas uma pequena parcela dos 5.564 municípios brasileiros conta com vara federal, sendo que, na maioria dos municípios, cabe ao juiz estadual, no exercício de jurisdição federal delegada, a responsabilidade de garantir acesso à Justiça a quem pretende acionar a União.

Para exemplificar, Blairo Maggi conta que mais da metade dos recursos em processos previdenciários que tramitam em tribunais regionais federais são provenientes das justiças estaduais.

“As dimensões gigantescas deste país, somadas à nossa realidade social, só poderiam ser efetivamente contornadas com a atribuição de competência federal aos juízes de Direito das comarcas em que estão domiciliados os segurados e beneficiários da previdência social”, observa o autor do projeto.

Blairo conta ainda que situação semelhante ocorre na Justiça Eleitoral, na qual a jurisdição, também federal, é exercida por juízes estaduais. No entanto, ele observa que, nesses casos, a magistratura estadual já recebe gratificação correspondente a 16% do subsídio de juiz federal.

Com o projeto, Blairo quer conferir isonomia a todo juiz estadual que exercer competência federal por delegação. O relator, senador Gim (PTB-DF), apresentou voto favorável ao texto.

 

Agência Senado

 

Notícias

Bem de família pode ser tomado pelo banco?

Bem de família pode ser tomado pelo banco? Kelton Aguiar Descubra se o banco pode tomar seu bem de família e como se proteger com ajuda de um advogado especialista. segunda-feira, 25 de agosto de 2025  Atualizado às 11:19 Dívida com mais de 8 anos pode estar prescrita? Descubra se o banco...

Usufruto parental: proteção do patrimônio dos filhos

Com Partilha Usufruto parental: proteção do patrimônio dos filhos Bruno Araujo França 21 de agosto de 2025, 8h00 Apesar de não ser a regra, há situações em que, ao atingir a maioridade, o herdeiro descobre que seu patrimônio foi totalmente consumido, sem qualquer justificativa. Prossiga em...

Processo tramita 20 anos sem citação e juíza anula execução

Tardou e falhou Processo tramita 20 anos sem citação e juíza anula execução 14 de agosto de 2025, 12h58 Conforme fundamentação, não houve citação da parte executada no processo. Logo, o processo tramitou mais de 20 anos sem citação. Leia em Consultor...