Mais um serviço que pretende facilitar a emissão de diversos tipos de certidões

Extraído de Recivil


Moradores do Rio de Janeiro contam com emissão de certidões de várias espécies em um único local

 

Moradores do Rio de Janeiro contam com mais um serviço que pretende unificar e facilitar a emissão de diversos tipos de certidões. Por meio de uma parceria da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR) e do Rio Rápido - Central de Certidões do Cidadão, agora é possível que todos os moradores do Rio de Janeiro tenham acesso rápido e seguro a certidões de várias espécies, não apenas dos cartórios, em um só local. Algumas das certidões que serão emitidas pelo novo serviço são a de quitação eleitoral, da Justiça Federal e da Receita Federal.

Se trata do modelo da Anoreg-BR de Serviço de Atendimento ao Cidadão - SAC. A partir da inauguração oficial, na unidade do Rio Rápido no centro do Rio de Janeiro, o modelo será implantado em outras cidades e estados. O mesmo modelo já estava em fase de teste em unidades móveis do Rio Rápido na Ilha de Paquetá, em Campo Grande e no Complexo do Alemão.

"Este é um projeto grandioso das entidades envolvidas em parceria com a RARES - Rede Anoreg de Responsabiliade Social, para criação do cartório rápido em todos Estados da Federação, onde a sociedade terá acesso a informações sobre os serviços notariais e de registro, conforme discriminado na Tabela de Emolumentos de cada região", declara o presidente da Anoreg-BR, Rogério Portugal Bacellar.

Segundo a gerente do Rio Rápido, Luciane Rocha, o Rio Rápido apenas emitia certidões dos serviços notariais e de registro. "Agora iremos emitir todas as certidões de naturezas diversas, e, em um só lugar, tudo para facilitar a vida do cidadão", relata. O projeto conta com o apoio da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro.

"O lançamento deste serviço representa um grande avanço no atendimento ao cidadão que precisa dos serviços prestados pelos cartórios. Qualquer cidadão que resida no Rio pode ir até um dos postos do SAC solicitar a sua certidão. Outra inovação é que este serviço também poderá ser solicitado pela Internet", finaliza Bacellar.

SOBRE A ANOREG-BR

A ANOREG-BR congrega cerca de 20 mil cartórios distribuídos em todos os estados e municípios brasileiros. A classe de notários e registradores emprega hoje mais de 1 milhão de profissionais. Como objetivos do exercício de sua atividade, destacam-se a garantia de autenticidade, segurança e eficácia a todos os atos jurídicos.

A entidade é a única no país com legitimidade, pelos poderes constituídos, para representar os titulares de serviços notariais e de registro do Brasil em qualquer instância ou tribunal, operando em harmonia e cooperação direta com outras associações congêneres.


 

Fonte: Site Click News

Publicado em 14/01/2011

 

Notícias

Divórcio potestativo sob a perspectiva jurisprudencial

Com Partilha Divórcio potestativo sob a perspectiva jurisprudencial Marília Mello de Lima 9 de outubro de 2025, 8h00 Há julgados recentes, inclusive do Superior Tribunal de Justiça, no sentido de que o divórcio pode ser decretado antes mesmo da citação da parte requerida. Leia em Consultor...

Doação verbal exige escritura pública para validade do ato, diz TJ-BA

Usucapião afastado Doação verbal exige escritura pública para validade do ato, diz TJ-BA 8 de outubro de 2025, 12h19 O julgador explicou que a ocupação do imóvel — ainda que por um longo período de tempo — ocorreu por mera liberalidade da proprietária. Leia em Consultor...

STJ valida filiação socioafetiva post mortem sem manifestação expressa

Família STJ valida filiação socioafetiva post mortem sem manifestação expressa 3ª turma reconheceu vínculo de filha criada desde a infância, ainda que falecidos não tenham formalizado adoção. Da Redação terça-feira, 7 de outubro de 2025 Atualizado às 18:55 Por unanimidade, 3ª turma do STJ...

Renúncia à herança e sua extensão a bens descobertos posteriormente

Opinião Renúncia à herança e sua extensão a bens descobertos posteriormente Mathias Menna Barreto Monclaro 7 de outubro de 2025, 7h01 Não se deixa de reconhecer que, em certos contextos, a rigidez da solução pode suscitar debates sob a ótica da justiça material, sobretudo em heranças complexas, em...