País ganha com reforma política, indica pesquisa do DataSenado

06/09/2013 - 21h40 Especial - Atualizado em 06/09/2013 - 21h38

País ganha com reforma política, indica pesquisa do DataSenado

Jornal do Senado

Pesquisa feita pelo DataSenado entre 29 de julho e 22 de agosto indica que a maioria da população apoia mudanças na legislação sobre política, eleições e candidatos (veja infográficos). Os dados foram coletados em entrevistas telefônicas, com uma amostragem aleatória de 1.229 pessoas, maiores de 16 anos, distribuídas em todos os estados. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.

Para 84,1% dos entrevistados, uma reforma política traz vantagens ao país. A maioria (68,8%) também afirma que o voto não deve ser obrigatório, embora 78,9% declarem que, mesmo com voto facultativo, votariam na próxima eleição.

Sobre o tempo de mandato e o direito à reeleição para presidente, governador e prefeito, 42,6% optaram pelo modelo atual: mandato de quatro anos com direito a uma reeleição.

Quanto às coligações partidárias, os resultados revelam que 51% concordam com a regra que permite aos partidos se juntar para disputar a eleição e 47% discordam dela.

Outro tema que divide opiniões é a separação entre as eleições municipais e as estaduais e federais. O modelo atual, com eleições separadas a cada dois anos, foi escolhido por 49,8%, enquanto 48,3% optaram pela unificação.

A maioria (77,9%) declarou preferir votar em um candidato a votar em uma lista com nomes indicados pelo partido.

Além disso, a maior parte (48,6%) disse que as campanhas eleitorais devem receber apenas dinheiro privado.

 

Agência Senado

 

Notícias

Ativismo judiciário e o casamento gay

Extraído de AnoregBR (Blog) Ativismo judiciário e o casamento gay. Marco Antonio de Oliveira Camargo Categoria: Notarial Postado em 23/05/2011 11:46:07  Ativismo judiciário e equilíbrio de Poderes. Uma reflexão necessária sobre o possível casamento gay. O jurista Ives Gandra mostrou-se de...

Acesso para deficientes

24/05/2011 - 08h03 DECISÃO Banco não é obrigado a fornecer máquina para acesso de deficientes não prevista pela ABNT (atualizada) Os equipamentos de autoatendimento que os bancos devem instalar são os indicados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), conforme estabelece a lei. Para...

Prisão cautelar ficou mais bem disciplinada

Extraído de Folha do Delegado 24 de maio de 2011 Prisão cautelar ficou mais bem disciplinada A Lei nº 12.403/2011 trouxe algumas inovações no tocante às prisões cautelares, principalmente quanto à possibilidade de medidas alternativas.Prisão cautelar ficou mais bem disciplinada Por Silvio César...