Pec da Música será promulgada na terça-feira

 

11/10/2013 - 17h05 Congresso - Promulgação - Atualizado em 11/10/2013 - 18h07

Emenda da Música será promulgada na terça-feira

Da Redação

Será promulgada nesta terça-feira (15), em sessão solene do Congresso Nacional, a Emenda Constitucional 75, originária da PEC da Música. O anúncio foi feito no início do mês pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e confirmado pelo vice-presidente da casa, Jorge Viana (PT-AC), na sessão plenária desta sexta-feira (11). A promulgação da Emenda Constitucional está marcada as 13h30.

A EC 75 institui imunidade tributária para os fonogramas e videofonogramas musicais produzidos no Brasil, contendo obras musicais de autores brasileiros ou obras em geral interpretadas por artistas brasileiros, além dos suportes materiais ou arquivos digitais que os contenham. A expectativa é que haja uma redução no preço desses produtos e o desestímulo à venda de cópias piratas.

Nos dias em que a PEC foi analisada pelo Plenário, artistas como Ivan Lins, Marisa Monte, Francis Hime, Lenine e vários outros estiveram no Senado para defender a aprovação do texto. A PEC, defendida por músicos, era criticada por representantes do estado do Amazonas, que temiam prejuízos à Zona franca de Manaus.

 

Agência Senado

 

Notícias

Imóvel de família é impenhorável mesmo que incluído em ação de inventário

Bem intocável Imóvel de família é impenhorável mesmo que incluído em ação de inventário Danilo Vital 18 de setembro de 2025, 17h50 “Na hipótese em que o bem imóvel for qualificado como bem de família, ainda que esteja incluído em ação de inventário, deve ser assegurada a sua impenhorabilidade no...

Decisão do STJ convida a repensar transmissão de bens digitais no Brasil

Uma vida na nuvem Decisão do STJ convida a repensar transmissão de bens digitais no Brasil Danilo Vital 15 de setembro de 2025, 8h48 “Enquanto isso, a jurisprudência decide caso a caso, o que gera decisões díspares e falta de previsibilidade. A decisão do STJ é inovadora, mas não resolve essa...