Projeto minimiza o consumo de água

11/04/2014 - 19h41

Câmara aprova controle de água em torneiras de banheiros públicos

Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Discussão (continuação) e votação do parecer do relator. Dep. Ronaldo Fonseca (PROS-DF)
Ronaldo Fonseca: o projeto minimiza o consumo de água, líquido sujeito a escassez em futuro próximo.

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou na terça-feira (1º), em caráter conclusivo, proposta (PL 3636/00) que torna obrigatória a instalação de torneiras com vedação automática em todos os banheiros coletivos.

Arte/SECOM

Pelo texto, do deputado Lincoln Portela (PR-MG), a medida será exigida a partir da publicação da nova lei. O texto segue para análise pelo Senado.

O relator, deputado Ronaldo Fonseca (Pros-DF), votou pela constitucionalidade e boa técnica legislativa da matéria. Ele ressaltou a importância do projeto por minimizar o consumo de água, “líquido sujeito a escassez em futuro próximo”.

Lincoln Portela assinalou também que a água distribuída nos centros urbanos tem de passar por tratamento cada vez mais sofisticado, com elevados custos de produtos químicos e energia elétrica. “Além do aspecto ambiental, há ainda carência de recursos para ampliar os sistemas de fornecimento, e é crescente o déficit de água potável na maioria das cidades, cuja solução exige somas elevadíssimas de investimentos”, argumenta.

Tramitação
O texto já tinha sido aprovado pela Comissão de Defesa do Consumidor e segue para análise do Senado, se não houver recurso para votação pelo Plenário.

Íntegra da proposta:

Reportagem - Maria Neves
Edição – Regina Céli Assumpção

Agência Câmara Notícias

 

Notícias

O inventariante judicial profissional e a evolução do Direito Sucessório

O inventariante judicial profissional e a evolução do Direito Sucessório Alexandre Correa Nasser de Melo O artigo analisa como o REsp 2.124.424/SP e o PL 1.518/25 inauguram uma nova era no Direito Sucessório, com a profissionalização e digitalização da inventariança judicial no Brasil. sexta-feira,...

Bem de família continua protegido mesmo durante o inventário, decide STJ

Bem de família continua protegido mesmo durante o inventário, decide STJ Alessandro Junqueira de Souza Peixoto O STJ decidiu que o imóvel usado como moradia por herdeiro é impenhorável, mesmo no inventário. Entenda como essa decisão protege o patrimônio e o direito à moradia da...

Ação de despejo pode incluir encargos locatícios até a condenação, diz STJ

Casa da Mãe Joana Ação de despejo pode incluir encargos locatícios até a condenação, diz STJ 12 de novembro de 2025, 11h40 Na avaliação do ministro, a referência às cláusulas contratuais feita pelo locador na petição inicial foi suficiente para que o locatário soubesse pelo que estava sendo...