Senado instala comissão para analisar anteprojeto do novo Código Comercial

07/02/2014 - 12h47 LEGISLAÇÃO

Senado instala comissão para analisar anteprojeto do novo Código Comercial

O Senado Federal definiu esta semana a composição da comissão temporária que examinará o texto da reforma do Código Comercial (PLS 487/2013), fruto do trabalho de um grupo de juristas presidido pelo ministro João Otávio de Noronha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A comissão de senadores terá como titulares Eunício Oliveira (PMDB-CE), Eduardo Braga (PMDB-AM), Jader Barbalho (PMDB-PA) e Francisco Dornelles (PP-RJ). Os suplentes são os senadores Clésio Andrade (PMDB-MG), Ana Amélia (PP-RS), Sérgio Petecão (PSD-AC) e Benedito de Lira (PP-AL).

A reforma do Código Comercial – mencionada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, como uma das prioridades para este ano – tem o objetivo de aumentar a segurança jurídica nas relações empresariais, modernizar e simplificar o regime contábil, atualizar a Lei de Falências, fortalecer a autorregulação e melhorar o ambiente de negócios.

A comissão de juristas presidida por João Otávio de Noronha começou a trabalhar em maio do ano passado e, em novembro, entregou sua proposta ao Senado. Na solenidade de entrega do anteprojeto, o ministro do STJ disse que o texto reúne “o que há de mais moderno no mundo” em matéria de direito comercial.

“Queremos modernizar e evoluir a legislação comercial brasileira. Vamos entregar um novíssimo, original e avançado Código Comercial, que contempla todos os segmentos na modernização da legislação empresarial”, afirmou o ministro na ocasião.

 

Com informações da Agência Senado

Extraído de Superior Tribunal de Justiça (STJ)

Notícias

Bem de família pode ser tomado pelo banco?

Bem de família pode ser tomado pelo banco? Kelton Aguiar Descubra se o banco pode tomar seu bem de família e como se proteger com ajuda de um advogado especialista. segunda-feira, 25 de agosto de 2025  Atualizado às 11:19 Dívida com mais de 8 anos pode estar prescrita? Descubra se o banco...

Usufruto parental: proteção do patrimônio dos filhos

Com Partilha Usufruto parental: proteção do patrimônio dos filhos Bruno Araujo França 21 de agosto de 2025, 8h00 Apesar de não ser a regra, há situações em que, ao atingir a maioridade, o herdeiro descobre que seu patrimônio foi totalmente consumido, sem qualquer justificativa. Prossiga em...