Um resumo sobre o “Real Digital” do Banco Central, que chegara para competir com as criptomoedas (Bitcoin e outras); Entenda

Um resumo sobre o “Real Digital” do Banco Central, que chegara para competir com as criptomoedas (Bitcoin e outras); Entenda

Publicado por Leandro Abou Jaoudehá 11 horas

A aplicação do dinheiro virtual no Brasil está cada vez mais próxima!

Isso porque o Banco Central (BC) anunciou nesta segunda-feira, 24, algumas novidades relacionadas ao lançamento do “real digital“, moeda virtual que possibilitará diminuir os custos com operações de pagamento ao passo que permitirá ampliar as possibilidades de transações.

O real digital será implementado como uma espécie de competidor direto das criptomoedas, como por exemplo o Bitcoin (BTC).

A diferença entre elas é que a moeda do BC será uma divisa com lastro na própria moeda, neste caso, o real, enquanto o Bitcoin (BTC) não conta com nenhum lastro, sendo o próprio Mercado o propulsor ou que desvalorizará a moeda.

Além disso, o “Real digital” será majoritariamente custodiado por instituições financeiras, com o saldo sempre presente nas instituições Bancárias, e as transações acontecendo por intermédio do próprio sistema bancário.

O coordenador dos trabalhos sobre a moeda digital do BC, Fabio Araujo, afirma entre outras facilidades da nova moeda, que:

“Você entraria com o dispositivo no supermercado e ele se conectaria na rede. Seria possível pegar coisas no supermercado, colocar no carrinho e sair”
Isso significa que não será possível enviar ou receber dinheiro entre duas pessoas sem que o sistema bancário seja notificado, a exemplo do que acontece atualmente com as criptomoedas.

O objetivo e a principal diferença da moeda digital do BC, é que esta pretende evitar atividades ilegais e criminosas, como por exemplo, a lavagem de dinheiro.

Qual será o valor desta nova moeda e onde ela será aceita?

A moeda virtual do BC será aceita em quaisquer operações de pagamento, assim como no Real convencional.

Sobre o valor, a questão ainda está em estudo. No entanto, a tendência é de que o valor da moeda digital seja o mesmo aplicado ao Real. Neste caso, R$ 1 do BC digital valeria R$ 1 Real convencional. Mas como as divisas prestam serviços diferentes, é provável que o valor se diferencie com o passar do tempo.

Além do Brasil, que pretende lançar em breve, outros países que também planejam um lançamento de moeda digital com lastro em sua moeda oficial incluem: China, Estados Unidos, Suécia, Coreia do Sul e Bahamas.

A ideia é entrar na corrida pelo sistema financeiro do futuro, mais digital e menos físico.

Fonte: Jusbrasil

 

 

Notícias

Pela 1ª vez, uniões consensuais superam casamento civil e religioso

Pela 1ª vez, uniões consensuais superam casamento civil e religioso Censo 2022 revela que 51,3% da população tinha relação conjugal Bruno de Freitas Moura - Repórter da Agência Brasil Publicado em 05/11/2025 - 10:03 Brasília Origem da Imagem/Fonte: Agência Brasil  -  Certidão de...

STJ autoriza penhora de imóvel financiado para quitar dívida de condomínio

STJ autoriza penhora de imóvel financiado para quitar dívida de condomínio Alessandro Junqueira de Souza Peixoto A decisão do STJ muda o jogo: Agora, imóveis financiados também podem ser penhorados para pagar dívidas de condomínio. Entenda o que isso significa para síndicos e...

Neto poderá ter avós maternos reconhecidos como seus pais

Neto poderá ter avós maternos reconhecidos como seus pais Ele moveu ação para reconhecimento de paternidade e maternidade socioafetiva 29/10/2025 - Atualizado em 29/10/2025 A 4ª Câmara Cível Especializada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) cassou uma sentença da Comarca de Diamantina e...

Georreferenciamento: novo prazo para 2029 gera alívio e controvérsia

Opinião Georreferenciamento: novo prazo para 2029 gera alívio e controvérsia Nassim Kassem Fares 27 de outubro de 2025, 19h35 O projeto e seu substitutivo, que estendeu a prorrogação para todos os imóveis rurais, tiveram como objetivo oferecer “uma solução legislativa viável, segura e proporcional...