7,7 milhões de brasileiros votarão por urna biométrica

7,7 milhões de brasileiros votarão por urna biométrica em 2012

Número é bem superior aos 1,1 milhão que usaram o recurso em 2010

14 de Agosto de 2012 | 09:28h

Agência Brasil

Nos primeiro e segundo turnos deste ano, em 7 e 28 de outubro, cerca de 7,7 milhões de brasileiros votarão por uma urna biométrica. 299 municípios em 24 Estados contarão com o recurso que, segundo a Agência Brasil, foi usado por 1,1 milhão de eleitores em 2010.

A biometria ajudará a agilizar o processo de votação, pois a pessoa será dispensada de assinar a lista de presença. No fim de semana, técnicos do Tribunal Superior Eleitoral recomendaram testes com a urna em 117 municípios, a fim de preparar os cidadãos.

Cinco capitais terão contato com a tecnologia em 2012: Aracaju (Sergipe), Curitiba (Paraná), Gioânia (Gioás), Maceió (Alagoas) e Porto Velho (Rondônia). 100% do eleitorado de Alagoas e Sergipe votarão dessa maneira.

Curitiba é a cidade com maior número de pessoas dentro do esquema. Após o processo de cadastramento da impressão digital e atualização de dados, a capital paranaense ficou com 1,17 milhão de eleitores que testarão o recurso.

Na hora da votação, cada eleitor poderá tentar se identificar até 12 vezes, com ajuda dos mesários - são três tentativas por dedo polegar e indicador de cada mão. Se não houver sucesso, será preciso mostrar documento com foto, mas antes o presidente da seção tem de colocar a própria digital na máquina.


Extraído de Olhar Digital

Notícias

O inventariante judicial profissional e a evolução do Direito Sucessório

O inventariante judicial profissional e a evolução do Direito Sucessório Alexandre Correa Nasser de Melo O artigo analisa como o REsp 2.124.424/SP e o PL 1.518/25 inauguram uma nova era no Direito Sucessório, com a profissionalização e digitalização da inventariança judicial no Brasil. sexta-feira,...

Bem de família continua protegido mesmo durante o inventário, decide STJ

Bem de família continua protegido mesmo durante o inventário, decide STJ Alessandro Junqueira de Souza Peixoto O STJ decidiu que o imóvel usado como moradia por herdeiro é impenhorável, mesmo no inventário. Entenda como essa decisão protege o patrimônio e o direito à moradia da...

Ação de despejo pode incluir encargos locatícios até a condenação, diz STJ

Casa da Mãe Joana Ação de despejo pode incluir encargos locatícios até a condenação, diz STJ 12 de novembro de 2025, 11h40 Na avaliação do ministro, a referência às cláusulas contratuais feita pelo locador na petição inicial foi suficiente para que o locatário soubesse pelo que estava sendo...