Benefício previdenciário não pode ser penhorado para pagamento de honorários

Benefício previdenciário não pode ser penhorado para pagamento de honorários

terça-feira, 13/11/2012

A 3ª turma do TRF da 4ª região entendeu que benefícios previdenciários não podem ser penhorados para pagamento de honorários advocatícios. No caso, a 5ª vara Cível de Caxias do Sul/RS havia expedido ordem para que o INSS - Instituto Nacional do Seguro Social realizasse desconto na renda mensal de um benefício para pagamento de honorários advocatícios a um advogado.


A turma destacou a impossibilidade de se descontar do benefício previdenciário verba diferente daquela prevista na legislação. Conforme determinado pelo artigo 115 da lei 8.213/91, podem ser descontados dos benefícios, por exemplo, pensão de alimentos decretada em sentença judicial. No entanto, a norma não prevê descontos de honorários.


Processo: 0006019-53.2012.404.0000


Veja a íntegra da decisão.

____________
 

MANDADO DE SEGURANÇA Nº 0006019-53.2012.404.0000/RS

RELATOR: Des. Federal CARLOS EDUARDO THOMPSON FLORES LENZ

REL. ACÓRDÃO: Des. Federal MARIA LÚCIA LUZ LEIRIA

IMPETRANTE: INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS

ADVOGADO: Procuradoria-Regional Federal da 4ª Região

IMPETRADO: JUIZO DE DIREITO DA 5A VARA CIVEL DA COMARCA DE CAXIAS DO SUL/RS

INTERESSADO: EDIR PEDRO DOMENEGHINI / WALDIR CLAUDIO MOREIRA GIL

EMENTA

MANDADO DE SEGURANÇA. SUSPENSÃO DA DETERMINAÇÃO DA AUTORIDADE COATORA.

A exceção quanto à impenhorabilidade do beneficio previdenciário elencada no art. 115 da Lei 8213/91, diz respeito expressamente à "obrigação de prestar alimentos", ou seja é a obrigação legal ou judicial relacionada ao direito de família, como a pensão alimentícia a filhos ou ao ex-cônjuge, o que difere em muito de honorários advocatícios devidos, que não obstante tenham natureza alimentar, não guardam qualquer relação com a obrigação de prestar alimentos.


ACÓRDÃO
 

Vistos e relatados estes autos em que são partes as acima indicadas, decide a Egrégia 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, por maioria, conceder a segurança para suspender a determinação da autoridade coatora, nos termos do relatório, votos e notas taquigráficas que ficam fazendo parte integrante do presente julgado.

Porto Alegre, 03 de outubro de 2012.


Des. Federal MARIA LÚCIA LUZ LEIRIA

Relator para Acórdão

 

RELATÓRIO
 

O parecer do MPF, a fls. 68/68v, expõe com precisão a controvérsia, verbis:


"Trata-se de mandado de segurança impetrado pelo INSS (na condição de terceiro interessado) em face do ato levado a efeito no processo 010/1.07.0023523-2 pelo juízo da 5ª Vara Cível da comarca de Caxias do Sul/RS determinando à autarquia federal encargo administrativo não previsto em lei em processo no qual a mesma não é parte.


No processo nº 010/1.07.002.3523-2, no qual litigam os interessados, foi emanada pelo juízo impetrado ordem ao INSS determinando que esse proceda ao desconto de 20% do benefício de aposentadoria por tempo de contribuição percebido por Waldir Cláudio Moreira Gil, devendo tal montante ser depositado em conta- poupança de titularidade do procurador da parte exequente, sob pena de responsabilização criminal.

Insurge-se o INSS contra tal ato alegando que o mesmo, além de carecer de suporte normativo, viola frontalmente as disposições legais constantes dos artigos 472 e 649, IV, do Código de Processo Civil, e 114 e 115, da 8.213/1991 (LBPS). Sustenta que não pode cumprir a ordem emanada porque somente pode agir dentro da legalidade administrativa, conforme art. 37 da Constituição Federal.


A autoridade impetrada prestou as informações solicitadas. Sustenta que o impetrante não possui legitimidade para arguir a impenhorabilidade de benefício previdenciário cuja penhora sequer foi impugnada pelo executado e que tem competência para determinar as medidas necessárias à satisfação do crédito. Aduz que o INSS pode cumprir a determinação via aplicação analógica dos dispositivos da lei 10.820/03, alterada pela lei 10.953/04, e que o art. 649, § 3º, do CPC autoriza a penhora de parte dos proventos de aposentadoria no caso em tela, uma vez que o crédito possui natureza alimentar.
 

É o relatório. Passo a opinar."

É o relatório.

 

Peço dia.

VOTO


In casu, afiguram-se-me irrefutáveis as considerações desenvolvidas no parecer do culto agente do MPF, Dr. Guilherme dos Santos Todeschini, a fls. 68v/69, verbis:
 

"É digna de ser denegada a segurança ao impetrante, uma vez que a autoridade impetrada não agiu fora dos ditames da legalidade.

Sustenta a autoridade coatora que a verba executada possui natureza alimentar por se tratar de execução de honorários advocatícios. Esse entendimento, conforme abaixo colacionado, encontra abrigo na jurisprudência do STF:


EMENTA: CONSTITUCIONAL. IMPOSSIBILIDADE DE INOVAÇÃO DE FUNDAMENTO EM AGRAVO REGIMENTAL. HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS. NATUREZA ALIMENTAR. AGRAVO IMPROVIDO. I - É incabível a inovação de fundamento em agravo regimental, porquanto a matéria arguida não foi objeto de recurso extraordinário. II - O acórdão recorrido encontra-se em harmonia com a jurisprudência da Corte no sentido de que os honorários advocatícios têm natureza alimentar. III - Agravo regimental improvido.

(AI 732358 AgR, Relator(a): Min. RICARDO LEWANDOWSKI, Primeira Turma, julgado em 30/06/2009, DJe-157 DIVULG 20-08-2009 PUBLIC 21-08-2009 EMENT VOL-02370-15 PP-03134)


Assim sendo - tratando-se o crédito executado de verba de natureza alimentar - existe suporte legal permitindo à autoridade coatora levar a efeito seu ato, conforme arts. 114 e 115, IV, da lei 8.213/1991 (LBPS), e 649, § 2º do CPC.
 

Conforme os artigos citados da LBPS é possível o desconto de verbas alimentares diretamente dos benefícios. Define o dispositivo do CPC, por sua vez, que os proventos de aposentadoria não guardam característica de absoluta impenhorabilidade quando confrontados com pagamento de prestação alimentícia.


Em face do exposto, o MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL opina pela denegação da segurança."

Por esses motivos, voto por denegar a segurança.

 

É o meu voto.


Des. Federal Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz

Relator

 

VOTO DIVERGENTE


Divirjo do Eminente Relator.

Inicialmente, verifico que compete à Justiça Federal o processamento e julgamento deste Mandado de Segurança, nos termos do art. 109, I, da Constituição Federal e da Súmula nº 511/STF: " Compete à Justiça Federal, em ambas as instâncias, processar e julgar as causas entre autarquias federais e entidades públicas locais, inclusive mandados de segurança, ressalvada a ação fiscal, nos termos da Constituição Federal de 1967, art. 119, parágrafo 3º ". O fato de ser a autoridade impetrada Juiz de Direito implica apenas reconhecimento da competência do segundo grau de jurisdição da Justiça Federal para conhecer da pretensão.

Nesse sentido o seguinte precedente do Supremo Tribunal Federal:


EMENTA: MANDADO DE SEGURANÇA IMPETRADO POR AUTARQUIA FEDERAL CONTRA ATO DE JUIZ DE DIREITO. COMPETÊNCIA. Em princípio, qualquer ação proposta pelos entes relacionados no inc. I do art. 109 da Constituição é de competência da Justiça Federal. Tratando-se, entretanto, de mandado de segurança, que, em nosso sistema jurídico-processual, se rege também pelo princípio da hierarquia, prevê o inc. VIII do mesmo dispositivo a competência dos tribunais federais, obviamente, em razão do respectivo grau hierárquico. Em relação aos juízes federais, a competência é dos tribunais regionais federais (art. 108, I, c, da Carta da República), regra que, por simetria, é de aplicar-se aos juízes de direito. Acórdão que, por encontrar-se orientado no sentido exposto, não merece reparo. Recurso extraordinário não conhecido. (STF. RE 176881/RS. Relator Min. CARLOS VELLOSO. Relator p/ Acórdão: Min. ILMAR GALVÃO. Órgão Julgador: Tribunal Pleno).

No mérito, entendo que a segurança deve ser concedida.

A questão central da presente demanda diz respeito à possibilidade ou não, de ser determinado o desconto de benefício previdenciário para pagamento de honorários advocatícios devidos. Entendo que não. Isso porque, a exceção quanto à impenhorabilidade do beneficio previdenciário elencada no art. 115 da Lei 8213/91, diz respeito expressamente à "obrigação de prestar alimentos", ou seja é a obrigação legal ou judicial relacionada ao direito de família, como a pensão alimentícia a filhos ou ao ex-cônjuge, o que difere em muito de honorários advocatícios devidos, que não obstante tenham natureza alimentar, não guardam qualquer relação com a obrigação de prestar alimentos.

O ato coator foi praticado em violação ao artigo 649, IV, do CPC, combinado com os artigos 114 e 115 da Lei 8.213/91, não sendo possível o desconto financeiro sobre benefício previdenciário, salvo as situações expressas pela lei, o que não é o caso.

Ante o exposto, voto por conceder a segurança para suspender a determinação da autoridade coatora do desconto de 20% do benefício de aposentadoria por tempo de contribuição percebido por Waldir Cláudio Moreira Gil.


Des. Federal MARIA LÚCIA LUZ LEIRIA


Extraído de Migalhas

Notícias

Lacunas e desafios jurídicos da herança digital

OPINIÃO Lacunas e desafios jurídicos da herança digital Sandro Schulze 23 de abril de 2024, 21h41 A transferência de milhas aéreas após a morte do titular também é uma questão complexa. Alguns programas de milhagens já estabelecem, desde logo, a extinção da conta após o falecimento do titular, não...

TJMG. Jurisprudência. Divórcio. Comunhão universal. Prova.

TJMG. Jurisprudência. Divórcio. Comunhão universal. Prova. APELAÇÃO CÍVEL - AÇÃO DE DIVÓRCIO - COMUNHÃO UNIVERSAL DE BENS - PARTILHA - VEÍCULO - USUCAPIÃO FAMILIAR - ÔNUS DA PROVA - O casamento pelo regime da comunhão universal de bens importa na comunicação de todos os bens presentes e futuros...

Reforma do Código Civil exclui cônjuges da lista de herdeiros necessários

REPARTINDO BENS Reforma do Código Civil exclui cônjuges da lista de herdeiros necessários José Higídio 19 de abril de 2024, 8h52 Russomanno ressalta que, além da herança legítima, também existe a disponível, correspondente à outra metade do patrimônio. A pessoa pode dispor dessa parte dos bens da...

Juiz determina que valor da venda de bem de família é impenhorável

Juiz determina que valor da venda de bem de família é impenhorável Magistrado considerou intenção da família de utilizar o dinheiro recebido para adquirir nova moradia. Da Redação terça-feira, 16 de abril de 2024 Atualizado às 17:41 "Os valores decorrentes da alienação de bem de família também são...

Cônjuge não responde por dívida trabalhista contraída antes do casamento

CADA UM POR SI Cônjuge não responde por dívida trabalhista contraída antes do casamento 15 de abril de 2024, 7h41 Para o colegiado, não se verifica dívida contraída em benefício do núcleo familiar, que obrigaria a utilização de bens comuns e particulares para saná-la. O motivo é o casamento ter...

Atos jurídicos e assinatura eletrônica na reforma do Código Civil

OPINIÃO Atos jurídicos e assinatura eletrônica na reforma do Código Civil Ricardo Campos Maria Gabriela Grings 12 de abril de 2024, 6h03 No Brasil, a matéria encontra-se regulada desde o início do século. A Medida Provisória 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, estabeleceu a Infraestrutura de Chaves...