Com o polegar direito

Pai reconhece filha por impressão digital em Goiás

Nem mesmo o analfabetismo, as inúmeras cirurgias realizadas ao longo dos anos, que comprometeram seus movimentos, visão e audição, ou a idade avançada impediram o lavrador Alfredo Brito de Moraes, de 94 anos, de reconhecer a filha Eva de Jesus, 54. Com o polegar direito e através da digital, ele deixou sua assinatura gravada no termo de reconhecimento de paternidade nesta quinta-feira (15) durante mais uma das ações do Projeto Pai Presente, executado pela Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO).

Emocionada, Eva não escondeu a felicidade de ter o nome do pai na certidão de nascimento após tanto tempo. Ela contou que mesmo convivendo com ele até os 13 anos, eles se separaram depois da morte da mãe e ficaram sem se ver. Hoje, ele está sob os seus cuidados e depende dela e da irmã. “Ter o nome do pai na certidão de nascimento não tem preço, não importa a idade”, comemorou.

 

Recentemente mencionado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como um dos exemplos de sucesso do programa, o Estado de Goiás tem se tornado um referencial nesse sentido. A CGJGO tem aprimorado as ações do Pai Presente e se prepara para estender o projeto para outras comarcas, além da capital goiana, onde já funciona desde abril de 2012. Desse período até o momento atual foram feitas através do Pai Presente 1.020 notificações, das quais 526 resultaram em reconhecimento de paternidade.

O Pai Presente tem como objetivo garantir ao cidadão um dos seus direitos mais básicos: o de ter o nome do pai na certidão de nascimento. O procedimento pode ser feito por iniciativa da mãe, apresentando o suposto pai ou pelo seu próprio comparecimento de forma espontânea. Em Goiânia, o Pai Presente funciona no térreo (sala 180) do Fórum Heitor Moraes Fleury (prédio central), no Setor Oeste.

Em Goiânia, os atendimentos são feitos continuamente e gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Os interessados podem entrar em contato também pelos telefones 3216-2442 ou 9145-2237 ou pelo e-mail paipresente@tjgo.jus.br (Texto: Myrelle Motta – assessoria de imprensa da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás)

Fonte : Site TJGO
Publicado em 19/08/2013

Extraído de Recivil

Notícias

Correio da Manhã – Transferência de atos gera economia e reduz ações

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 Correio da Manhã – Transferência de atos gera economia e reduz ações Cartório em Números mostra o alívio da sobrecarga judicial A transferência de atos do Judiciário para os cartórios resultou em uma economia superior a R$ 600 milhões aos cofres públicos em...

Mulher pagará aluguel a ex-marido por uso exclusivo de imóvel

Mulher pagará aluguel a ex-marido por uso exclusivo de imóvel 02/02/2026 Bem adquirido durante união. A 9ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve parcialmente decisão da 8ª Vara Cível de São José dos Campos que determinou que mulher pague aluguel pelo uso exclusivo de...