Diminuição da pobreza no meio rural

07/12/2010


Políticas públicas para agricultura familiar precisam avançar apesar de renda melhor, diz ministro

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

 

Brasília - Ao fazer um balanço da pasta nos oito anos de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, afirmou hoje (7) que a renda na agricultura familiar melhorou, mas que as políticas públicas no setor ainda precisam avançar.

Após participar de reunião com delegados do ministério em cada estado brasileiro, Cassel lembrou que a renda da população brasileira cresceu 11% entre 2003 e 2009 e que o aumento, na agricultura familiar, no mesmo período, foi de 35%.

“É visível, é o relato de todos os delegados de como diminuiu a pobreza no meio rural nos últimos anos em função de políticas públicas como o acesso ao crédito, a assistência técnica, o Programa Mais Alimentos”, disse.

O ministro destacou, entretanto, que políticas públicas como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) ainda precisam alcançar 2 milhões de famílias, sobretudo no Norte e Nordeste.

“São aquelas famílias muito pobres, que não têm terra ou que têm terra não regulamentada, que não têm documentação, que são excluídas”, explicou. “A expectativa [para o governo da presidenta eleita Dilma Rousseff] é a melhor possível”, completou.

Para Cassel, a parte mais complexa da agricultura familiar era construir um arcabouço de políticas o que, segundo ele, foi alcançado ao longo dos últimos oito anos. “Agora é aprofundar, ampliar o alcance dessas políticas, fazer com que cheguem a agricultores de todos os cantos do país”, disse.

 

Edição: Talita Cavalcante
 

Agência Brasil

 

Notícias

Confira a diferença entre união estável e casamento

Confira a diferença entre união estável e casamento Veja aspectos e impactos das duas formas de união na vida do casal 18/03/2019 15h54 - Atualizado em 18/03/2019 18h15 Atualmente, do ponto de vista familiar, a união estável pouco difere do casamento. Por outro lado, quando se pensa no lado...
Leia mais

25 super dicas para você melhorar a qualidade das suas peças jurídicas

Sexta-feira, 23 de janeiro de 2015 25 super dicas para você melhorar a qualidade das suas peças jurídicas Selecionamos 25 dicas para advogados, promotores e concurseiros melhorarem as suas peças jurídicas. O pequeno manual foi produzido pelos procuradores da República Gustavo Torres Soares e Bruno...
Leia mais

Deputado requenta projeto de lei que quer acabar com o Exame de Ordem

PROPOSTA ANTIGA Deputado requenta projeto de lei que quer acabar com o Exame de Ordem 11 de março de 2019, 13h58 Por Fernanda Valente A justificativa para o fim do Exame de Ordem para os bacharéis em Direito é a equiparação com as outras profissões do país que "não têm a necessidade de se...
Leia mais
Dúvidas, consulte as fontes indicadas. Todos os direitos reservados