Instituto de mediação cria projeto preventivo de conflitos

Roteiro de nossas vidas

Instituto de mediação cria projeto preventivo de conflitos

Partes envolvidas se antecipam a futuras pelejas e ficam precavidas de como reagir caso ocorra algum problema.

quarta-feira, 13 de junho de 2018

Em entrevista à TV Migalhas, o presidente do Instituto Vertus, Rubens Tilkian apresenta o novo projeto da câmara de mediação, o "Roteiro de nossas vidas". Idealizado para evitar conflitos, o projeto traça um plano preventivo, em que as partes envolvidas se antecipam a futuras lides e ficam  precavidas de como reagir caso ocorra algum problema.

"Nossa experiência do dia-a-dia mostrou que seria imprescindível uma ferramenta no mercado hoje para que as partes pudessem dialogar sobre assuntos difíceis antes de estarem inseridas no conflito."

O projeto foi criado após a experiência do Instituto, sobretudo na área da família. Depois de anos resolvendo conflitos, os mediadores perceberam que muitas discussões que geraram o divórcio poderiam ser evitadas se houvesse uma preparação para o casamento; um alinhamento das expectativas das partes. Prepará-las para um relacionamento saudável, evitaria a degradação da vida conjugal.

Mas os benefícios da metodologia vão muito além da área da família. O método pode ser também aplicado a empresas e sócios preocupados em proporcionar um ambiente de trabalho harmonioso.

Com as expectativas alinhadas, há a prevenção de grandes conflitos entre seus colaboradores, garantindo uma boa relação com seus pares (reuniões de sócios ou assembleias), possibilitando manter as expectativas empresariais e pessoais de cada um em relação ao projeto devidamente atualizadas, evitando muitas vezes o litígio societário que, em último pano, acaba por prejudicar a própria continuidade da empresa. Pode-se imaginar, inclusive, a magnitude desses conflitos societários em empresas familiares, em que o grau de emocionalidade extrapola o razoável.

Fonte: Migalhas
 

 

Notícias

O inventariante judicial profissional e a evolução do Direito Sucessório

O inventariante judicial profissional e a evolução do Direito Sucessório Alexandre Correa Nasser de Melo O artigo analisa como o REsp 2.124.424/SP e o PL 1.518/25 inauguram uma nova era no Direito Sucessório, com a profissionalização e digitalização da inventariança judicial no Brasil. sexta-feira,...

Bem de família continua protegido mesmo durante o inventário, decide STJ

Bem de família continua protegido mesmo durante o inventário, decide STJ Alessandro Junqueira de Souza Peixoto O STJ decidiu que o imóvel usado como moradia por herdeiro é impenhorável, mesmo no inventário. Entenda como essa decisão protege o patrimônio e o direito à moradia da...

Ação de despejo pode incluir encargos locatícios até a condenação, diz STJ

Casa da Mãe Joana Ação de despejo pode incluir encargos locatícios até a condenação, diz STJ 12 de novembro de 2025, 11h40 Na avaliação do ministro, a referência às cláusulas contratuais feita pelo locador na petição inicial foi suficiente para que o locatário soubesse pelo que estava sendo...