Mulher faz 'coleção' de certidões por erro no nome; veja como corrigir documentos

Mulher faz 'coleção' de certidões por erro no nome; veja como corrigir documentos

Publicado em: 29/01/2018

Uma simples letra errada no nome pode causar constrangimento e muita dor de cabeça, mas quem convive com esse problema poderá resolver a situação de modo mais fácil. A comerciante Irene Francisca, por exemplo, tem três certidões de nascimento por causa de um acento desnecessário no nome.

"Como eu tenho um auxílio doença precisei trocar minha identidade, mas quando fui trocar a moça falou que tinha alguma coisa errada no documento. Ela falou que era esse acento no ‘e’ (de Irene). Mas o documento que eu sempre usei não tinha esse acento", comentou.

O detalhe não mudava apenas a sonoridade do nome e por isso deu muito trabalho à mulher. "Tive que ir a Brejinho de Nazaré para arrumar os documentos. Quando eu trouxe, a atendente disse que eu tinha que arrumar um advogado", lembrou.

No caso da vendedora Nara Karoline Barros, um ‘r’ a mais foi motivo de vergonha. Durante 19 anos ela escondeu o sobrenome e ainda tinha que assinar tudo com o nome errado para evitar transtornos. "Na escola me chamavam de Nara Karroline. Ficavam zoando e eu odiava esse nome. Quando perguntavam meu nome eu falava: só Nara. O Karroline eu deixava", lembra.

A grafia diferente no nome também pode causar problemas para tirar o passaporte, abrir conta em banco, solicitar aposentadoria e até para receber herança. Para resolver esse tipo de situação, até o ano passado era necessário um processo na justiça, mas agora essas pequenas alterações poderão ser feitas de maneira mais fácil e prática.

"As pessoas vêm aqui e a gente encaminha um ofício para o cartório que faz a devida correção, mas não há necessidade da pessoa vir até a Defensoria para fazer isso. A lei diz que o cartorário pode corrigir de ofício ou por requerimento do interessado", explicou o defensor público Kita Maciel.

No cartório de registro civil de Gurupi, no sul do estado, aumentaram os processos para fazer mudança no nome. Isso porque continuam a acontecer confusões com acentos e uso de vogais.

"Ainda ocorrem muitos erros por causa da inobservância dos pais que vêm registrar os filhos e ainda trazem documentos com erro, além de não conferirem o documento na hora da emissão", explicou o suboficial de cartório, Ricardo Alves Rodrigues.

Fonte: G1
Extraído de Recivil

Notícias

Decisão do STJ convida a repensar transmissão de bens digitais no Brasil

Uma vida na nuvem Decisão do STJ convida a repensar transmissão de bens digitais no Brasil Danilo Vital 15 de setembro de 2025, 8h48 “Enquanto isso, a jurisprudência decide caso a caso, o que gera decisões díspares e falta de previsibilidade. A decisão do STJ é inovadora, mas não resolve essa...

Presunção de paternidade decorrente da recusa de exame de DNA

Processo Familiar Presunção de paternidade decorrente da recusa de exame de DNA Carlos Eduardo Pianovski 7 de setembro de 2025, 8h00 O sistema vigente mantém a dualidade entre filhos matrimoniais e extramatrimoniais, em resquício da odiosa distinção pretérita entre filhos legítimos e...

Doação na reforma do Código Civil: Algumas observações sobre o adiantamento de legítima e a cláusula de dispensa da colação por declaração de vontade posterior

Doação na reforma do Código Civil: Algumas observações sobre o adiantamento de legítima e a cláusula de dispensa da colação por declaração de vontade posterior Rodrigo Reis Mazzei sexta-feira, 5 de setembro de 2025 Atualizado às 07:30 Como é de conhecimento geral, com a apresentação do PL 4/2025 há...

Casar e se separar no mesmo dia: Nulidade ou divórcio?

Casar e se separar no mesmo dia: Nulidade ou divórcio? Rudyard Rios A lei protege os cônjuges ao não permitir o fim imediato do casamento. Fora exceções legais, só o divórcio garante segurança jurídica e respeito à vontade do casal. quarta-feira, 3 de setembro de 2025 Atualizado às 09:14 É possível...