OAB-RJ promove ato pela inclusão de advogados no Simples Nacional

OAB-RJ promove ato pela inclusão de advogados no Simples Nacional

quinta-feira, 8 de agosto de 2013 às 16h20

Rio de Janeiro – O presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, participou nesta quarta-feira (07) de ato de inclusão da advocacia no Simples Nacional, promovido pela OAB-RJ.

A matéria de inclusão das sociedades dos advogados entre os contribuintes beneficiados pelo Simples Nacional já foi aprovada pelo Senado, e atualmente está sendo analisada pela Câmara dos Deputados. A expectativa, segundo Marcus Vinicius, é de que o projeto seja votado ainda em 2013.

Segundo Marcus Vinicius, “a inserção dos escritórios de advocacia no Simples promoverá uma autêntica justiça tributária, além de beneficiar o advogado em início de carreira, constituindo medida essencial para retirar da informalidade um grande número de advogados e, assim, aumentar a arrecadação”.

O evento contou ainda com a participação do presidente da seccional fluminense, Felipe Santa Cruz, do presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB-RJ, Maurício Faro, do Procurador Tributário do Conselho Federal da OAB, Gustavo Bichara, do presidente da Comissão de Assuntos de Direito Tributário do Conselho Federal da OAB, Jean Cleuter Simões Mendonça e do conselheiro federal pelo estado de Alagoas, Felipe Sarmento Cordeiro.

Bichara, explicou de forma prática a economia financeira que a medida representa para os advogados. Ele lembrou, ainda, a importância da atuação da Ordem no caso. "Foram fundamentais as articulações no Congresso e a demonstração da relevância do tema para a classe", ressaltou.

“Não restam dúvidas de que o Simples Nacional é de suma importância para advocacia e beneficiará, principalmente, os escritórios de pequeno porte que representam a grande parte da classe de advogado, pois o pagamento dos tributos será em alíquota progressiva, sendo de 4,5% para as sociedades com faturamento anual até R$180.000,00”, explicou Jean Cleuter.

Faro destacou, além dos benefícios monetários, outras melhorias que a medida traz. "O projeto aperfeiçoa a cidadania ao permitir a regularização fiscal de muitos colegas", disse.

 

Com informações da OAB-RJ

Fonte: OAB

Notícias

Divórcio potestativo sob a perspectiva jurisprudencial

Com Partilha Divórcio potestativo sob a perspectiva jurisprudencial Marília Mello de Lima 9 de outubro de 2025, 8h00 Há julgados recentes, inclusive do Superior Tribunal de Justiça, no sentido de que o divórcio pode ser decretado antes mesmo da citação da parte requerida. Leia em Consultor...

Doação verbal exige escritura pública para validade do ato, diz TJ-BA

Usucapião afastado Doação verbal exige escritura pública para validade do ato, diz TJ-BA 8 de outubro de 2025, 12h19 O julgador explicou que a ocupação do imóvel — ainda que por um longo período de tempo — ocorreu por mera liberalidade da proprietária. Leia em Consultor...

STJ valida filiação socioafetiva post mortem sem manifestação expressa

Família STJ valida filiação socioafetiva post mortem sem manifestação expressa 3ª turma reconheceu vínculo de filha criada desde a infância, ainda que falecidos não tenham formalizado adoção. Da Redação terça-feira, 7 de outubro de 2025 Atualizado às 18:55 Por unanimidade, 3ª turma do STJ...

Renúncia à herança e sua extensão a bens descobertos posteriormente

Opinião Renúncia à herança e sua extensão a bens descobertos posteriormente Mathias Menna Barreto Monclaro 7 de outubro de 2025, 7h01 Não se deixa de reconhecer que, em certos contextos, a rigidez da solução pode suscitar debates sob a ótica da justiça material, sobretudo em heranças complexas, em...