Projeto de fertilização com três DNAs é aprovado pelo parlamento britânico

Projeto de fertilização com três DNAs é aprovado pelo parlamento britânico

Publicado em: 04/02/2015

Primeiros bebês com três genitores devem nascer no ano que vem. Igreja Católica, Anglicana e alguns cientistas são contra procedimento.

O parlamento britânico aprovou nesta terça-feira (3) o projeto que libera a fertilização de embriões com o DNA de três pessoas diferentes.

O resultado no parlamento britânico foi esmagador. De cada 4 votos, 3 foram favoráveis à pesquisa que permite a criação de embriões com três genitores: um pai e duas mães.

O procedimento impede as chamadas doenças mitocondriais, provocadas por defeitos genéticos transmitidos apenas pela mãe. Atingem o cérebro, os músculos, o fígado e podem levar à morte.

Olívia herdou o defeito genético e tem problemas de audição e visão. "E quando eu tiver um bebê, a expectativa de vida será muito pequena. Isso é devastador para uma mulher", diz ela.

Um jeito de entender a técnica é usando um ovo. Imagine que os genes defeituosos estejam na clara e todos os demais genes, aqueles responsáveis pela aparência por exemplo, estão na gema. Ela é transferida para um outro ovo, totalmente sadio, que terá a sua gema descartada. O resultado é um embrião sem nenhum defeito genético.

A técnica foi criada na Universidade de Newcastle, na Inglaterra. Como no exemplo do ovo, o núcleo do óvulo da mãe é transferido para o óvulo de uma outra mulher, que não terá direito nenhum sobre a criança e transmitirá menos de 1% de material genético para o bebê. O procedimento também pode ser feito depois que o óvulo for fecundado.

A Igreja Católica, a Anglicana e alguns cientistas são contra. Temem que seja o primeiro passo para a criação de bebês geneticamente modificados para determinar as características físicas, por exemplo.

"Cruzamos uma fronteira que não deveríamos ter cruzado", diz o presidente de um grupo que combate esse tipo de pesquisa.

Os primeiros bebês com três genitores devem nascer no ano que vem.

Veja a matéria.

Fonte: G1
Extraído de Recivil

Notícias

Nova ordem

  EC do divórcio torna separação inútil Por César Leandro de Almeida Rabelo   Concebido por valores morais, religiosos e sociais, o casamento pretende a união duradoura entre os cônjuges, ressalvada a possibilidade de dissolução nas hipóteses previstas na legislação. Contudo o princípio...

PEC dos recursos

  Palavra final do STJ é essencial na Justiça Editorial do jornal Folha de S.Paulo deste sábado (30/4) O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso, trabalha para marcar sua gestão com uma mudança profunda no rito processual na Justiça. A ideia é dar validade imediata...

Farmácia pode comercializar cosméticos

Extraído de Direito2 Farmácia pode comercializar cosméticos Por: Tribunal de Justiça de Minas Gerais Data de Publicação: 29 de abril de 2011 A farmácia Fitoterápicos A Cura Manipulações Ltda. conseguiu, na Justiça, o direito de preparar, expor e comercializar produtos cosméticos, sem a apresentação...

Cópia de procuração digitalizada sem autenticidade não tem validade

Extraído de Portal do Holanda 28 de Abril de 2011 Cópia de procuração digitalizada sem autenticidade não tem validade - A cópia da procuração digitalizada, sem declaração de autenticidade, não é documento válido. Com esse entendimento, a 4ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho manteve a decisão...

Ligação eterna

  Sogra é parente por afinidade com vínculo permanente Por Luciana Campregher Doblas Baroni   A sogra é motivo de polêmica e piadas. Dia 28 de abril é o dia nacional que a homenageia. Esta figura emblemática da relação do casal encontra previsão no nosso ordenamento jurídico. A partir do...