Projeto de Lei cria sistema de hipoteca reversa para idosos; privação de herança por abandono também tramita na Câmara

Projeto de Lei cria sistema de hipoteca reversa para idosos; privação de herança por abandono também tramita na Câmara

04/09/2019
Fonte: Assessoria de Comunicação do IBDFAM

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 3.096/19, que visa alterar o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03) e instituir o sistema de hipoteca reversa para pessoas consideradas idosas amparadas pelo Código do Idoso.

Se o PL for aprovado, será permitido que pessoas com idade igual ou superior a 60 anos possam vender o imóvel onde vivem e continuar residindo no local. Por outro lado, o comprador ficaria obrigado a pagar uma espécie de mesada vitalícia para o idoso, que teria assim acesso a uma nova fonte de renda. Somente com a morte do idoso o comprador tornaria-se efetivamente o proprietário do imóvel.

Para Maria Luíza Póvoa, advogada e presidente da Comissão da Pessoa Idosa do Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM, se trata de um projeto bastante interessante para geração de renda do idoso no País em razão da situação de penúria vivida por muitos indivíduos nesta faixa populacional.

“Muitas vezes, é o imóvel onde vive o único bem desse idoso que, vale a pena ressaltar, tem dificuldade de se manter no mercado de trabalho. O mais comum é que, quando aposentado ou recebendo uma pensão, sua renda não ultrapasse um salário mínimo”, diz.

A advogada destaca que a criação do sistema de hipoteca reversa vai ao encontro das políticas de proteção do idoso defendidas pelo IBDFAM, principalmente com relação ao direito à moradia, que é um dos preceitos mais importantes para a dignidade humana.

No entanto, ela lembra que é preciso que o tema seja bastante discutido por entidades e instituições públicas ou do terceiro setor relacionadas ao direito do Idoso, como o IBDFAM, pois o texto do PL  altera o Estatuto do Idoso, um grande avanço na sociedade brasileira.

Em países como EUA e Reino Unido, onde a expectativa de vida da população tem aumentado, a hipoteca reversa já é utilizada, mas é preciso estudar a questão sob a perspectiva da realidade brasileira e suas peculiaridades, de modo a proteger o direito do idoso de forma absoluta e eficaz”, lembra.

Ela diz que a aprovação de uma lei a respeito deve garantir que o idoso não corra o risco de ser despejado de sua casa. “Caso seja implementado este sistema no Brasil, o mesmo deve ser regularizado pelo poder público para que os valores da hipoteca não sejam desvantajosos financeiramente para o idoso, evitando, assim,  que o sistema torne-se uma forma de exploração dessa população”.

Privação de Herança

Tramita também na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 3.145/15, que inclui entre os casos de deserdação (privação do direito de herança) o abandono de pessoa em hospitais, casas de saúde, entidades de longa permanência ou instituições similares.

O texto, que já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados e está na Mesa Diretora da Câmara à espera de apresentação de recurso, altera o Código Civil (10.406/02) e determina que será considerada deserdação tanto o abandono de idosos por filhos e netos quanto o abandono de filhos e netos por pais e avós.

Maria Luiza Póvoa diz que a proposta é bastante pertinente por reconhecer que, quando a relação familiar chega ao ponto do abandono, o suposto herdeiro não tem mais como direito absoluto ser beneficiário da herança.

“Embora a premissa do texto aprovado na Câmara refira-se tanto ao abandono de idosos por filhos e netos quanto ao abandono de filhos e netos por pais e avós, alterando o Código Civil, o projeto reitera o que já prevê o Estatuto do Idoso, que estabelece que é crime abandonar o idoso em hospitais, casas de saúde ou deixá-lo sem visitas em instituições de longa permanência”, afirma.

Ela ainda lembra: “Também é crime estabelecido no Estatuto não prover as necessidades básicas do idoso, quando obrigado por lei ou mandado. A pena de detenção para tal crime varia de  seis meses a três anos de prisão, além  de multa”, diz.

De acordo com a advogada, o projeto que irá ao Senado há de ter grande impacto em nossa sociedade. Ela diz que a confirmação da proposta na Câmara e, em seguida, no Senado colocará em mais evidência a questão afetiva como fator de relevância no Direito de Sucessões tanto em caso do abandono de idosos por filhos e netos quanto o abandono de filhos e netos por pais e avós.

“Caso realmente torne-se lei no País, a privação da herança em caso de abandono afetivo precisará passar por análises bastante criteriosas em seus processos de regulamentação e implementação. A apreciação jurídica do tema é, sem dúvida, fundamental e significará um grande passo na luta daqueles que, como o IBDFAM, anseiam por garantir mais dignidade e qualidade de vida aos idosos brasileiros”, destaca.

Ela finaliza: “Ao retirar dos autores do crime de abandono afetivo o benefício da herança, a proposta também auxilia no entendimento da população sobre o quanto a convivência familiar é vital na perspectiva legal e moral”.

Fonte: IBDFAM

Notícias

Envio de notificação extrajudicial para endereço errado pode anular liminar

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024 Envio de notificação extrajudicial para endereço errado pode anular liminar O envio de notificação extrajudicial deve ser enviado ao endereço do devedor indicado no instrumento contratual, dispensando-se, por conseguinte, que a assinatura do aviso de recebimento...

"Responsabilidade pela Transferência e Débitos de Veículo"

"Responsabilidade pela Transferência e Débitos de Veículo" Publicado por Nascimento & Peixoto há 14 horas Essa decisão judicial tem implicações significativas e reforça a importância do cumprimento das obrigações legais relacionadas à compra e venda de veículos, incluindo a transferência de...

Justiça anula alteração de contrato social que incluiu menor incapaz

Justiça anula alteração de contrato social que incluiu menor incapaz Autorização para ingresso do menor deveria ter consentimento dos dois pais, mas só tinha da mãe. Da Redação segunda-feira, 29 de janeiro de 2024 Atualizado às 13:50 Para ingresso de menor absolutamente incapaz em sociedade, é...