Projeto prevê 18 juízes e 714 servidores em TRF exclusivo para Minas

Projeto prevê 18 juízes e 714 servidores em TRF exclusivo para Minas    

02-Jul-2013 

Os quatro novos Tribunais Regionais Federais a serem instalados no país implicarão a criação de 2.382 cargos, entre comissionados e efetivos, e 60 de juízes. Em Minas Gerais, serão 714 cargos de servidores e 18 de juízes.

As informações constam do anteprojeto aprovado pelo Conselho da Justiça Federal (CJF) que será encaminhado ao Congresso para viabilizar a instalação dos novos tribunais, entre eles um na capital mineira. O projeto de lei vincula a criação de cargos à autorização da Lei Orçamentária Anual.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, já declarou ser contrário à medida, alegando que a instalação traria custos de R$ 8 bilhões aos cofres públicos.

Já o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), fundação vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, calculou o gasto em R$ 922 milhões.

Remoção de juízes

O anteprojeto será encaminhado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para aprovação. Um dos itens tratados é a remoção dos atuais juízes. Eles terão de pedir para atuar nas novas unidades. Os lotados nos Estados das novas unidades serão vinculados ao novo Tribunal.

As vagas de juízes de segunda instância serão providas por promoção e merecimento. As de primeira instância serão ocupadas por concurso público.

O anteprojeto também modifica a composição da alta cúpula do Conselho da Justiça Federal. Atualmente, todos os presidentes de tribunais têm direito a compor o órgão. São cinco. O anteprojeto propõe que cinco presidentes de TRFs terão assento.


Fonte: Hoje em Dia 
Extraído de Amagis

Notícias

Pela 1ª vez, uniões consensuais superam casamento civil e religioso

Pela 1ª vez, uniões consensuais superam casamento civil e religioso Censo 2022 revela que 51,3% da população tinha relação conjugal Bruno de Freitas Moura - Repórter da Agência Brasil Publicado em 05/11/2025 - 10:03 Brasília Origem da Imagem/Fonte: Agência Brasil  -  Certidão de...

STJ autoriza penhora de imóvel financiado para quitar dívida de condomínio

STJ autoriza penhora de imóvel financiado para quitar dívida de condomínio Alessandro Junqueira de Souza Peixoto A decisão do STJ muda o jogo: Agora, imóveis financiados também podem ser penhorados para pagar dívidas de condomínio. Entenda o que isso significa para síndicos e...

Neto poderá ter avós maternos reconhecidos como seus pais

Neto poderá ter avós maternos reconhecidos como seus pais Ele moveu ação para reconhecimento de paternidade e maternidade socioafetiva 29/10/2025 - Atualizado em 29/10/2025 A 4ª Câmara Cível Especializada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) cassou uma sentença da Comarca de Diamantina e...

Georreferenciamento: novo prazo para 2029 gera alívio e controvérsia

Opinião Georreferenciamento: novo prazo para 2029 gera alívio e controvérsia Nassim Kassem Fares 27 de outubro de 2025, 19h35 O projeto e seu substitutivo, que estendeu a prorrogação para todos os imóveis rurais, tiveram como objetivo oferecer “uma solução legislativa viável, segura e proporcional...