Santarém amanhece de luto

Principal candidata a capital do estado do Tapajós, Santarém amanhece de luto

12/12/2011 - 12h57
Nacional Política
Da Agência Brasil* 

Santarém (PA) – A prefeita do município de Santarém, Maria do Carmo Martins, decidiu hoje (12) decretar luto oficial de um dia na cidade, após o anúncio do resultado do plebiscito que manteve o estado do Pará sem divisões. Na cidade, que seria a futura capital do estado do Tapajós, 98% se declararam a favor da divisão.

As bandeiras de Santarém estão a meio mastro. E, na fachada do centro comercial, vários empresários estão colocando tarjas pretas na frente das lojas.

Para Olavo das Neves, um dos líderes do Instituto Cidadão Pró-Estado do Tapajós, “as pessoas estão muito tristes, mas conscientes de que a região fez seu papel”.

“Foi muito forte, durante a campanha, [a ideia de] que esse movimento era coisa de meia dúzia de políticos de Santarém, mas, como 98% dos eleitores da cidade disseram ‘sim’, esse argumento foi desmentido. A capital [Belém] não entendeu as nossas necessidades e isso é o que mais machuca. Esse resultado não é o final da história é só mais um capítulo”, defendeu o empresário.

A Câmara de Vereadores vota, neste momento, uma moção de repúdio ao estado do Pará, ao governador, Simão Jatene (PSDB), e ao vice-governador, Helenilson Pontes. “Esta moção representa o nosso descontentamento com o governo do estado e com o vice. Simão Jatene influenciou no processo fazendo campanha pelo ‘não’. Já o vice-governador, que é filho de Santarém, se omitiu no processo”, disse o vereador Reginaldo Campos (PSB).

Políticos e lideranças da cidade têm várias reuniões programadas para hoje (12) com o intuito de avaliar o resultados do plebiscito. Entre as medidas que já estão sendo estudadas está um projeto para a transferência da capital do estado para o interior. Outra reivindicação é a descentralização da estrutura de Estado que hoje é toda concentrada em Belém.

Ontem (11), os paraenses foram às urnas para votar na proposta que dividia o estado. Pelo resultado, 66,6% dos eleitores rejeitaram a criação dos estados de Carajás e do Tapajós, enquanto 33,4% se disseram favoráveis.

 

*Colaborou Karine Melo, da TV Brasil   //    Edição: Lílian Beraldo

Agência Brasil

Notícias

Ação com penhora no rosto dos autos não trata de questões sobre o crédito

COISAS SEPARADAS Ação com penhora no rosto dos autos não trata de questões sobre o crédito Rafa Santos 20 de junho de 2025, 7h26 Na mesma decisão, o juiz também negou pedido de suspensão do processo e homologou a arrematação do imóvel e a expedição de carta de arrematação e mandado de imissão na...

Sem intimação pessoal, alienação de bem do devedor não é válida

Falta de aviso Sem intimação pessoal, alienação de bem do devedor não é válida Martina Colafemina 15 de junho de 2025, 15h52 Com efeito, ao menos em sede de cognição sumária, não há prova de que os autores tenham sido intimados pessoalmente, daí podendo derivar a nulidade do ato de consolidação da...

A viabilidade do inventário extrajudicial e suas as vantagens no mundo atual

A viabilidade do inventário extrajudicial e suas as vantagens no mundo atual Milena Cintra de Souza O crescimento na procura da via extrajudicial para realização de inventários em todo o país e as novidades trazidas pela resolução 571/24 do CNJ. quinta-feira, 12 de junho de 2025 Atualizado às...

Interdição só é válida se for registrada em cartório, diz juíza

FORA DA REGRA Interdição só é válida se for registrada em cartório, diz juíza Martina Colafemina 12 de junho de 2025, 8h16 Em sua análise, a juíza deu exemplos de artigos que dizem que é nulo qualquer contrato celebrado por uma pessoa absolutamente incapaz. Entretanto, ela analisou que a validade...