Transmissão irregular de lote da reforma agrária poderá virar crime

Transmissão irregular de lote da reforma agrária poderá virar crime

12/09/2019 - 09:40  

O Projeto de Lei 7779/17 altera o Código Penal (Decreto-lei 2.848/40) para tipificar a transmissão irregular de lotes da reforma agrária. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

O texto acrescenta um dispositivo ao artigo do código que trata de estelionato. Segundo o projeto, quem permutar, transmitir ou adquirir, de forma gratuita ou onerosa, irregularmente, imóvel destinado à reforma agrária estará sujeito à pena de reclusão de um a cinco anos e multa.

A proposta é de autoria da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou irregularidades no Incra e na Fundação Nacional do Índio (Funai) relativas à demarcação de terras, inclusive indígenas.

A comissão atuou entre 2016 e 2017 e o relatório final, elaborado pelo ex-deputado Nilson Leitão (MT), propôs diversas medidas legislativas, entre as quais o PL 7779/17.

Uma das irregularidades investigadas pela CPI foi a transmissão irregular de lotes da reforma agrária.

Tramitação
O projeto será analisado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Depois seguirá para o Plenário da Câmara.

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Natalia Doederlein - Agência Câmara Notícias

 

Notícias

Ação de despejo pode incluir encargos locatícios até a condenação, diz STJ

Casa da Mãe Joana Ação de despejo pode incluir encargos locatícios até a condenação, diz STJ 12 de novembro de 2025, 11h40 Na avaliação do ministro, a referência às cláusulas contratuais feita pelo locador na petição inicial foi suficiente para que o locatário soubesse pelo que estava sendo...

Justiça do Amazonas reconhece multiparentalidade em registro de adolescente

Justiça do Amazonas reconhece multiparentalidade em registro de adolescente 07/11/2025 Fonte: Assessoria de Comunicação do IBDFAM (com informações da DPE-AM) A Vara Única de Itapiranga reconheceu judicialmente a multiparentalidade no registro civil de um adolescente de 15 anos. Com a sentença, ele...