Um resumo sobre o “Real Digital” do Banco Central, que chegara para competir com as criptomoedas (Bitcoin e outras); Entenda

Um resumo sobre o “Real Digital” do Banco Central, que chegara para competir com as criptomoedas (Bitcoin e outras); Entenda

Publicado por Leandro Abou Jaoudehá 11 horas

A aplicação do dinheiro virtual no Brasil está cada vez mais próxima!

Isso porque o Banco Central (BC) anunciou nesta segunda-feira, 24, algumas novidades relacionadas ao lançamento do “real digital“, moeda virtual que possibilitará diminuir os custos com operações de pagamento ao passo que permitirá ampliar as possibilidades de transações.

O real digital será implementado como uma espécie de competidor direto das criptomoedas, como por exemplo o Bitcoin (BTC).

A diferença entre elas é que a moeda do BC será uma divisa com lastro na própria moeda, neste caso, o real, enquanto o Bitcoin (BTC) não conta com nenhum lastro, sendo o próprio Mercado o propulsor ou que desvalorizará a moeda.

Além disso, o “Real digital” será majoritariamente custodiado por instituições financeiras, com o saldo sempre presente nas instituições Bancárias, e as transações acontecendo por intermédio do próprio sistema bancário.

O coordenador dos trabalhos sobre a moeda digital do BC, Fabio Araujo, afirma entre outras facilidades da nova moeda, que:

“Você entraria com o dispositivo no supermercado e ele se conectaria na rede. Seria possível pegar coisas no supermercado, colocar no carrinho e sair”
Isso significa que não será possível enviar ou receber dinheiro entre duas pessoas sem que o sistema bancário seja notificado, a exemplo do que acontece atualmente com as criptomoedas.

O objetivo e a principal diferença da moeda digital do BC, é que esta pretende evitar atividades ilegais e criminosas, como por exemplo, a lavagem de dinheiro.

Qual será o valor desta nova moeda e onde ela será aceita?

A moeda virtual do BC será aceita em quaisquer operações de pagamento, assim como no Real convencional.

Sobre o valor, a questão ainda está em estudo. No entanto, a tendência é de que o valor da moeda digital seja o mesmo aplicado ao Real. Neste caso, R$ 1 do BC digital valeria R$ 1 Real convencional. Mas como as divisas prestam serviços diferentes, é provável que o valor se diferencie com o passar do tempo.

Além do Brasil, que pretende lançar em breve, outros países que também planejam um lançamento de moeda digital com lastro em sua moeda oficial incluem: China, Estados Unidos, Suécia, Coreia do Sul e Bahamas.

A ideia é entrar na corrida pelo sistema financeiro do futuro, mais digital e menos físico.

Fonte: Jusbrasil

 

 

Notícias

Divórcio potestativo sob a perspectiva jurisprudencial

Com Partilha Divórcio potestativo sob a perspectiva jurisprudencial Marília Mello de Lima 9 de outubro de 2025, 8h00 Há julgados recentes, inclusive do Superior Tribunal de Justiça, no sentido de que o divórcio pode ser decretado antes mesmo da citação da parte requerida. Leia em Consultor...

Doação verbal exige escritura pública para validade do ato, diz TJ-BA

Usucapião afastado Doação verbal exige escritura pública para validade do ato, diz TJ-BA 8 de outubro de 2025, 12h19 O julgador explicou que a ocupação do imóvel — ainda que por um longo período de tempo — ocorreu por mera liberalidade da proprietária. Leia em Consultor...

STJ valida filiação socioafetiva post mortem sem manifestação expressa

Família STJ valida filiação socioafetiva post mortem sem manifestação expressa 3ª turma reconheceu vínculo de filha criada desde a infância, ainda que falecidos não tenham formalizado adoção. Da Redação terça-feira, 7 de outubro de 2025 Atualizado às 18:55 Por unanimidade, 3ª turma do STJ...

Renúncia à herança e sua extensão a bens descobertos posteriormente

Opinião Renúncia à herança e sua extensão a bens descobertos posteriormente Mathias Menna Barreto Monclaro 7 de outubro de 2025, 7h01 Não se deixa de reconhecer que, em certos contextos, a rigidez da solução pode suscitar debates sob a ótica da justiça material, sobretudo em heranças complexas, em...