Casamento gay não é lei, mas é direito garantido pela Justiça - Folha de S.Paulo

Casamento gay não é lei, mas é direito garantido pela Justiça - Folha de S.Paulo

Publicado em: 06/11/2018

Com a eleição de Jair Bolsonaro (PSL) para a Presidência da República, alguns casais gays decidiram antecipar o casamento por receio de que o direito à união homoafetiva seja revertido no país. Embora não tenha feito disso sua pauta de campanha, o presidente eleito já deu diversas declarações consideradas ofensivas à população LGBT.

A união civil entre pessoas do mesmo sexo foi declarada legal pelo Supremo Tribunal Federal em maio de 2011. Em 2013, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicou uma resolução que permitiu aos cartórios registrarem casamentos homoafetivos.

Abaixo, entenda as regras que garantem o direito ao casamento homoafetivo no país e por que elas não podem ser derrubadas por decreto do presidente.

Desde quando casais homoafetivos têm direito à união estável no Brasil?

Em maio de 2011, o STF mudou o entendimento do Código Civil de que a família era formada por um homem e uma mulher. A partir daí, as uniões estáveis entre pessoas do mesmo sexo passaram a ser permitidas. No julgamento em questão, ficou decidido que o reconhecimento das uniões estáveis entre casais gays deveria seguir as mesmas regras e ter as mesmas consequências que aquelas entre casais heterossexuais.

E ao casamento?

Como a decisão dizia que as normas deveriam ser as mesmas, casais homoafetivos passaram a pedir a conversão da união estável em casamento, o que está previsto no Código Civil. Contudo, muitos encontraram resistência nos cartórios. Em maio de 2013, o Conselho Nacional de Justiça publicou uma resolução que permite aos cartórios registrarem casamentos entre pessoas do mesmo sexo e os proíbe de se recusarem a fazê-lo.

Isso quer dizer que o casamento homoafetivo é permitido por lei?

Não, já que nenhuma lei foi aprovada nesse sentido. O que garante os casamentos e uniões estáveis entre pessoas do mesmo sexo é a jurisprudência.

Existe diferença jurídica entre casamentos homo e heteroafetivos?

Não, os direitos e deveres são os mesmos.

A OAB recomendou que os casais LGBT se casassem logo por receio de que o direito ao casamento gay possa ser revertido no governo de Jair Bolsonaro (PSL)?

Não. Maria Berenice Dias, presidente da Comissão Especial da Diversidade Sexual e Gênero do Conselho Federal da OAB, fez essa recomendação em uma entrevista. Contudo, essa é a opinião dela, não da instituição. Também não é consenso entre especialistas da área, já que não é simples reverter um direito garantido pela jurisprudência.

Mas o direito ao casamento homoafetivo pode ser revertido?

A jurisprudência que garante o direito de casais homossexuais se casarem só poderia ser revertida caso o Congresso aprovasse uma lei proibindo o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Segundo especialistas consultados, isso não poderia ser feito por decreto presidencial, mas o presidente pode encaminhar o projeto de lei ao Legislativo. De toda a forma, tal lei seria facilmente questionada na Justiça.

Uma vez que o Congresso aprovasse uma lei nesse sentido, ela poderia ser derrubada no Supremo?

Sim, uma vez que contraria o próprio entendimento do Supremo. Segundo Adriana Galvão, presidente da Comissão da Diversidade Sexual da OAB-SP, considerando a composição atual do STF, a jurisprudência e acordos e tratados internacionais de direitos humanos, uma lei que proibisse o casamento gay no Brasil seria facilmente derrubada pelo tribunal.

Quem já casou pode ter seu casamento anulado caso a lei mude?

Não, isso é considerado inegociável pelos especialistas ouvidos pela Folha.

Jair Bolsonaro ameaçou acabar com o casamento homoafetivo?

Diretamente, não, nem fez disso uma proposta concreta durante sua campanha à Presidência. Contudo, o presidente eleito já deu declarações consideradas ofensivas ao público LGBT e disse, em 2013, que “está bem claro na Constituição: a união familiar é [entre] um homem e uma mulher. Essas decisões só vêm solapar a unidade familiar, os valores familiares. Vai jogar tudo isso por terra”. Naquele ano, o CNJ aprovou a resolução que permite aos cartórios registrarem casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Bolsonaro também afirmou, em programa da TV Band, que é contra o recebimento de pensão por cônjuge homossexual em caso de morte. Em outro programa, desta vez na Rede TV!, em 2010, disse ser contra a adoção por casais gays. “Esse garotinho vai crescer se baseando na mãe bigoduda ou na mãe careca?”, disse, em referência a um garoto adotado por duas mulheres.

O que diz a lei sobre adoção de crianças por casais homoafetivos?

Não há lei específica sobre isso. O Estatuto da Criança e do Adolescente, que rege as regras para adoção, não faz nenhuma referência a gênero. O que o ECA diz é que, “para adoção conjunta, é indispensável que os adotantes sejam casados civilmente ou mantenham união estável, comprovada a estabilidade da família”. Portanto não há nenhum impedimento legal para que casais homossexuais adotem crianças, e assim tem entendido a Justiça. O que é avaliado no processo de adoção é o melhor interesse da criança ou do adolescente e a capacidade da família de oferecer um lar seguro e estável.

Quantos casamentos gays são celebrados no Brasil por ano?

Em 2017, segundo o IBGE, foram registrados cerca de 5.900 casamentos homoafetivos. Esse número é 60% maior que o observado em 2013 (quase 3.700), mas representa menos de 1% do total de casamentos heterossexuais celebrados no ano passado.

Existem propostas para que o casamento homoafetivo vire lei?

Sim. O projeto de lei nº 612/2011, de autoria da senadora Marta Suplicy (sem partido), muda o Código Civil para retirar menções de gênero em relação ao casamento e à união estável —hoje, a lei fala em “homem e mulher”. A proposta foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e poderia ter sido enviada diretamente à Câmara, mas foi barrada após um recurso do senador Magno Malta (PR-ES), da bancada evangélica, que solicitou que a matéria fosse votada em plenário. O projeto foi colocado na pauta para votação em dezembro do ano passado, mas não houve quórum. Para que vire lei, o PL precisa ser aprovado nas duas Casas do Legislativo e passar por sanção presidencial.

Existe diferença entre união estável e casamento?

Juridicamente, a única diferença é a formalização. A união estável não precisa de um documento para existir: ela é a relação entre duas pessoas que se caracteriza como uma convivência contínua e duradoura e que tem o objetivo de constituir família. Pode, contudo, ser registrada no cartório, com definição do regime de bens. O casamento, por sua vez, só existe se for registrado. Outro ponto é que só há alteração de estado civil com o casamento. Por fim, há uma diferença simbólica, mais ligada ao valor que a sociedade confere ao casamento.

Que direitos acompanham o casamento? Existe algum que não seja garantido na união estável?

Não, os direitos são os mesmos. Com o casamento ou com a união estável, o cônjuge tem direitos como: declaração conjunta de Imposto de Renda, pensão alimentícia em caso de separação, herança e pensão por morte.

Outros países onde o casamento homoafetivo é permitido

África do Sul: primeiro e único país da África a legalizar, em 2006

Alemanha: aprovado pelo Parlamento em 2017, mas união civil era permitida desde 2001

Argentina: pioneira na América Latina, aprovou em 2010

Austrália: aprovado em 2017

Bélgica: aprovado em 2003

Dinamarca: primeiro do mundo a reconhecer a união civil, em 1989, aprovou o casamento em 2012

Estados Unidos: liberado em todo o país após decisão da Suprema Corte, em 2015. Antes disso, a união era ilegal em 13 estados

Holanda: primeiro país do mundo a legalizar o casamento, em 2001

Irlanda: Aprovado por referendo, em 2015

Noruega e Suécia: aprovado em 2009

Portugal: aprovado pelo Parlamento, em 2010

Uruguai: Aprovou o casamento gay em 2013

Fonte: Folha de S. Paulo
Extraído de Recivil

Notícias

Conjur -Credor tem direito de executar dívida não contestada, estabelece STJ

Conjur -Credor tem direito de executar dívida não contestada, estabelece STJ Na impugnação parcial ao cumprimento de sentença, o credor tem direito de receber a parte incontroversa (não questionada) da dívida, inclusive por meio de penhora. Assim, não há razão para que o juízo postergue a execução...

Pacto pela linguagem simples no Judiciário: será o fim do juridiquês?

OPINIÃO Pacto pela linguagem simples no Judiciário: será o fim do juridiquês? Ingrid Gadelha 26 de dezembro de 2023, 16h17 A finalidade é deixar a informação mais acessível a um público mais amplo, garantindo seu total entendimento sem se perder em detalhes intrincados. Prossiga em Consultor...

Bem adquirido durante união estável é dividido em partes iguais na separação

ESFORÇO PRÓPRIO Bem adquirido durante união estável é dividido em partes iguais na separação 18 de dezembro de 2023, 20h16 Esse foi o entendimento da juíza Adriana Bodini, da 1ª Vara da Família e Sucessões do Foro Regional 3 (SP), para determinar que uma mulher fique com 50% dos bens que foram...

Ação de cobrança contra pessoa falecida não incide sobre herdeiros

HERANÇA MALDITA Ação de cobrança contra pessoa falecida não incide sobre herdeiros 16 de dezembro de 2023, 14h39 A decisão foi tomada no julgamento de apelação contra sentença do juízo da 3ª Vara Cível de Toledo (PR) que não reconheceu a ilegitimidade passiva dos herdeiros. Confira em Consultor...