NOME NÃO É ESTADO CIVIL

NOME NÃO É ESTADO CIVIL

Evanildo da Silveira
16 nov 2022_09h07

A bancária paranaense Rosana Congrossi Moreira, de 52 anos, e a médica cardiologista mineira Maria Eugênia Tótola, de 51, estão separadas pelos mil km entre Curitiba e Belo Horizonte, mas têm algo em comum. Casadas no papel, nenhuma adotou, ao contrário da tradição nacional, o sobrenome dos respectivos maridos. No caso da primeira, ela já vai no segundo casamento – mas continua com o nome original, o chamado “nome de solteira”.

Moreira, que se casou pela primeira vez em 1996, e Tótola, cujo único casamento ocorreu em 1997, estão entre as pioneiras de uma tendência iniciada com as mudanças da legislação brasileira sobre o casamento civil. De acordo com dados da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), nos últimos vinte anos o número de mulheres que adotam o sobrenome do marido caiu 24%, passando de 59,2% do total de casamentos em 2002 para 45% no ano passado.

A obrigatoriedade de a mulher adotar o sobrenome do marido no Brasil foi estabelecida pelo Código Civil de 1916. Em 1962, foi promulgada a lei nº 4.121, conhecida como Estatuto da Mulher Casada, que tornou facultativo o acréscimo. “Mas como o Código Civil continuava em vigor e vivíamos numa sociedade machista, a esposa continuou adotando o sobrenome do marido”, explica a advogada Antília Reis. Segundo ela, a Lei do Divórcio, de 1977, passou a permitir que a mulher optasse entre retirar ou não o sobrenome do ex-cônjuge. “Só era obrigada a suprimir o sobrenome se fosse ‘culpada’ pela separação – caso de traição, por exemplo – ou se a iniciativa de se divorciar tivesse sido dela.”


Em 1988, a nova Constituição igualou homens e mulheres em seus direitos e deveres – ou seja, os casais poderiam, em tese, adotar o sobrenome um do outro. As mulheres continuaram podendo adotar ou não o sobrenome do marido. “Ela não previu, no entanto, de maneira explícita, o uso do sobrenome da esposa pelo marido”, explica. “Os homens que queriam fazer isso tinham que entrar na Justiça – e foi o que de fato alguns fizeram.” Só o Código Civil de 2002 explicitou que homens e mulheres podiam adotar livremente os sobrenomes dos respectivos cônjuges – e foi a partir daí que se fortaleceu a tendência de as mulheres não adotarem o sobrenome do marido.

No caso dos homens, a taxa dos que resolveram adotar o sobrenome da mulher é insignificante. Subiu um pouco nos primeiros três anos do novo Código Civil, chegou a 2% dos casamentos em 2005, mas vem caindo, e em 2021 foi de apenas 0,7%. A mudança dos sobrenomes por ambos os cônjuges no casamento representou em 2021 7,7% do total de casamentos. O ponto mais alto da série foi em 2014, quando em 13,8% dos matrimônios os dois cônjuges adotavam o sobrenome um do outro.

Foi essa a decisão do coordenador de inteligência de negócios Pedro Gomes de Isern de Araujo e de sua mulher, a psicóloga Caroline Isern de Araujo, ambos de 32 anos, moradores da cidade de São Paulo e casados há cinco anos. “Ela ficou com meu sobrenome paterno, Araujo, e eu com o dela, Isern”, conta o marido. “No caso da Caroline, ela suprimiu dois de seus sobrenomes, Fernandes e Kaminskas, ambos maternos.”

As motivações para homens e mulheres adotarem ou não o sobrenome um do outro são tão variadas quanto a personalidade e as circunstâncias da vida de cada um. Araujo, por exemplo, diz que sempre sonhou que sua mulher adotasse o sobrenome do pai dele. “Ele morreu antes que eu a conhecesse e sempre imaginei que se dariam muito bem juntos e que para ele seria uma alegria ela receber seu sobrenome”, explica.

A decisão dos dois foi tomada durante uma viagem, quando assistiram a uma reportagem sobre homens que adotaram os sobrenomes das suas mulheres. “Foi aí que decidi que o faria”, diz. “Caroline já não estava muito animada com o fato de ter que só ela mudar todos os seus documentos. E ela estava certa, pois trocar toda a documentação é realmente algo bem chato de se fazer. Outra grande motivação que eu tive foi o fato de seus pais terem sempre me tratado como um filho. Tenho por eles uma grande admiração e carinho e sempre pude contar com todo apoio necessário.”

No caso da paranaense Rosana Moreira, ela diz que nunca pensou muito na questão e nunca teve alguma ideia do tipo “ah, não vou adotar o nome do meu marido”. “Por algum motivo, em algum momento da minha vida eu soube que não era mais obrigatória a adoção do nome do marido”, revela. “A partir daí, nem considerava a possibilidade de usar o nome do futuro digníssimo, que muito provavelmente ainda nem conhecia. Falava que continuaria sempre sendo Rosana Congrossi, da mãe, e Moreira, do pai.”

Quando casou pela primeira vez, aos 27 anos, ela estava grávida da sua primeira filha. “Estar esperando a minha menina era a coisa mais relevante naquele momento”, lembra. “Só fomos falar do assunto do nome de casada quando a atendente do cartório me perguntou como eu passaria a assinar. Respondi que não mudaria nada e o Luiz [Silva de Oliveira] só concordou, sem nada questionar.”

Em 2014, Rosana Moreira se separou e em 2016 se casou com seu atual marido. Também não adotou o sobrenome dele. “Mas nesse casamento eu tive um motivo a mais para recusar o sobrenome do esposo. Meus filhos têm os sobrenomes Congrossi Moreira Silva de Oliveira. Se eu trocasse meu nome no segundo casamento, ele passaria a ser diferente do que consta nos documentos dos dois. Situação que me incomodaria muito.”

A paranaense Maria Eugênia Tótola sempre teve convicção desde cedo que não adotaria o sobrenome do homem com quem se casasse. “Foi uma decisão nascida na minha adolescência”, revela. “Já aí achava que meu nome era a minha identidade, era o ‘eu’, que eu sempre fora desde o nascimento. Mudar meu nome, para mim, era abrir mão daquilo que eu considerava ser eu a vida inteira. Por que, ao casar, eu precisaria de um ‘acréscimo’, se já me considerava inteira? O todo que eu era precisava carregar uma parte do outro?”

Além disso, ela diz que não podia esquecer do valor simbólico da antiga obrigatoriedade de a mulher assumir o nome da família do marido, muitas vezes apagando o da sua própria, da qual viera. “É sabido que no passado, a mulher, ao casar, deixava de pertencer àqueles de onde viera para passar a ser posse do seu marido”, diz. “E isso era atestado pela mudança do seu próprio sobrenome. Submissão? Atestado de posse?” Até hoje, quando a mulher opta pelo sobrenome do marido, sua certidão de nascimento original fica retida no cartório. O objetivo é evitar que ela tenha dois documentos com nomes distintos – e, dali em diante, passa a valer apenas a certidão de casamento.

Para as mulheres que optam pelo sobrenome do cônjuge, os motivos são variados. A advogada paulistana Branca Lescher, de 58 anos, foi casada durante 28 anos e se divorciou há seis. “Eu na verdade não tinha resolvido ainda. Estava pensando sobre isso, quando minha futura sogra nos deu de presente os convites do casamento e os cartões de agradecimento dos presentes que ganharíamos, uns dois meses antes da festa. Neles estava o meu futuro nome de casada. Fiquei sem jeito e me rendi.”

Ela conta que, quando se casou, era muito normal a mulher adotar o nome do marido. “Era quase automático, por isso também fiquei sem jeito, com medo de ferir suscetibilidades”, conta. Alguns meses após o casamento, eu resolvi que não queria mesmo ter adotado o nome de casada e preparei, no escritório em que trabalhava como advogada, uma petição ao juiz para retificar o meu nome, para voltar a usar o nome de solteira. Meu chefe disse que era um absurdo e que meu marido e sua família iriam ficar muito desapontados. De novo me rendi.”

O tempo passou e com os seus dois filhos ela se acostumou a ter o mesmo nome deles. “Era bom para viajar”, diz. “Com o divórcio, voltei a usar o meu nome de solteira. É um alívio, não porque tenha alguma coisa contra o nome da família do meu ex-marido. O nome é sonoro, bonito, mas simplesmente não me identificava com ele, achava estranho, principalmente quando me chamavam apenas pelo segundo sobrenome, ou seja, apenas o dele, omitindo o meu.”

O advogado Jaci Donizeti Pio Novo, de 64 anos, é um dos raros homens que adotaram o sobrenome da mulher, sem que ela acrescentasse o dele. Filho de mãe solo, ele tinha dois nomes (Jaci Donizeti), mas nenhum sobrenome, nem mesmo o da mãe. “Isso pesou muito na hora de adotar o dela”, lembra. “Ela sugeriu que, caso eu adotasse o seu sobrenome, as pessoas com o tempo não atentariam para o fato de que era o dela e isso logo deixaria de me causar constrangimento.”

Donizeti, que se casou em 1994, diz que a sugestão de sua mulher surgiu da vontade e do amor que ela sempre teve de protegê-lo. “A adoção foi um ato de amor mútuo”, diz. “Jamais foi uma exigência minha ou dela, pois se fosse assim não haveria nem mais uma relação e muito menos um casamento. A juíza que nos casou acabou tecendo muitos elogios à nossa decisão e nos disse que já havia feito algumas dezenas de casamentos e o nosso era o primeiro em que o marido adotava o sobrenome da mulher.”

Segundo a historiadora Joana Maria Pedro, pesquisadora do Instituto de Estudos de Gênero (IEG) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o aumento do número de mulheres que resolvem não adotar o sobrenome do marido se deve às mudanças ocorridas a partir do fim do século XX, com o fortalecimento do movimento de mulheres e os direitos que elas passaram a ter. Entre eles, receber o salário (antes era comum que o pai ou marido recebessem o pagamento da mulher), ter direito a herança, além de poder estudar e ter uma profissão.

Para as brasileiras casadas no civil, o direito de poder trabalhar fora de casa, sem precisar da autorização do marido, só veio em 1962, com o Estatuto da Mulher Casada. “A concentração de pessoas nas áreas urbanas, o aparecimento de métodos contraceptivos mais eficientes, que permitem controlar o número de filhos, a entrada das jovens nas escolas de nível médio e superior, a busca por uma carreira, tudo isso trouxe – especialmente entre as mulheres das camadas médias urbanas –, o questionamento sobre o uso do sobrenome do marido”, explica. Com tudo isso, explica, as relações entre homens e mulheres mudaram, especialmente nas áreas urbanas. Elas não querem mais ser reconhecidas apenas como esposa de alguém. E o nome é parte desse reconhecimento da própria identidade.

Fonte: Revista Piauí

Notícias

Proposta de alteração no Código Civil não muda status jurídico dos animais

SERES COISIFICADOS Proposta de alteração no Código Civil não muda status jurídico dos animais José Higídio 26 de março de 2024, 8h51 De acordo com a proposta da relatoria-geral, “os animais, objetos de direito, são seres vivos sencientes e passíveis de proteção jurídica própria, em virtude da sua...

Como fica a divisão dos bens em uma separação?

Como fica a divisão dos bens em uma separação? Francisco Gomes Júnior Antes de casar ou unir-se, defina o regime de bens e faça acordos antenupciais para evitar disputas na separação. segunda-feira, 25 de março de 2024 Atualizado às 07:58 Ultimamente, com a notícia de diversos casos de famosos...

Casamento em cartório oficializa amor entre mulheres

Casamento em cartório oficializa amor entre mulheres 22 de março de 2024 - Notícias CNJ / Agência CNJ de Notícias Contar com a segurança do “papel passado” para oficializar a união levou um casal de mulheres a tomar a decisão mais importante em pouco mais de dois anos de vida em comum: casar...

Você sabia que precatório de credor falecido é herança?

Você sabia que precatório de credor falecido é herança? Laís Bianchi Bueno Os precatórios são dívidas governamentais decorrentes de várias situações. Após o falecimento do titular, são automaticamente transmitidos aos herdeiros de acordo com o Código Civil. quarta-feira, 20 de março de...

Imóvel de família pode ser penhorado para pagamento da própria reforma

PENHORABILIDADE RETROALIMENTANTE Imóvel de família pode ser penhorado para pagamento da própria reforma Danilo Vital 19 de março de 2024, 14h33 Essa exceção está no artigo 3º, inciso II, da mesma lei. A lógica é impedir que essa garantia legal seja deturpada como artifício para viabilizar a reforma...

Modernidade e sucessão: como funciona a herança digital

OPINIÃO Modernidade e sucessão: como funciona a herança digital Rodrigo Chanes Marcogni 18 de março de 2024, 18h23 Obviamente que temos que considerar aqui que ao estabelecerem suas regras e políticas de uso as empresas que hospedam as redes sociais o fazem imbuídas no princípio constitucional do...