Para o TJPE Notificação Anotada com “Mudou-se” Caracteriza Mora

Para o TJPE Notificação Anotada com “Mudou-se” Caracteriza Mora

Por Elen Moreira 19/10/2021 as 10:12
Direito Empresarial TJs TJPE

Ao julgar a apelação interposta contra sentença que declarou extinto o feito, sem resolução de mérito, revogando a liminar deferida e determinando a imediata devolução do veículo na ação de busca e apreensão, pela não caracterização da mora do devedor, o Tribunal de Justiça de Pernambuco deu provimento e reformou a sentença assentando que a notificação com retorno “mudou-se”, enviada ao endereço constante no contrato, constitui a mora por violação do devedor aos deveres de cooperação e boa-fé.

Entenda o Caso
Foi interposta Ação de busca e apreensão na qual a sentença declarou extinto o feito, sem resolução de mérito, revogando a liminar deferida e determinando a imediata devolução do veículo.

A instituição financeira apelante alegou a inaplicabilidade da teoria do adimplemento substancial e insistiu que restou comprovada a mora do réu, argumentando que não há ofensa ao contraditório e ampla defesa porque o bem “[...] já deixou de ser seu muito tempo antes, desde quando, ao prestar a garantia, alienou-o fiduciariamente ao credor [...]”.

Decisão do TJPE
A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, sob voto do Desembargador Fernando Eduardo de Miranda Ferreira, deu provimento ao recurso.

Isso porque destacou que o entendimento anterior na 1ª Câmara Cível acatava a teoria do adimplemento substancial, no entanto, com a divergência entre as Terceira e Quarta Turmas, o Superior Tribunal de Justiça deu provimento ao recurso especial n. 1622555/MG para:
[...] reconhecer a existência de interesse de agir do demandante em promover ação de busca e apreensão, independentemente da extensão da mora ou da proporção do inadimplemento, determinando o retorno dos autos à origem, e o prosseguimento do feito tal como proposto (ação de busca e apreensão), nos termos do voto do Sr. Ministro Marco Aurélio Bellizze, que lavrará o acórdão.

Assim, mantido o afastamento da teoria do adimplemento substancial, foi analisada a decisão que considerou ineficaz a notificação extrajudicial por ter sido devolvida com a anotação “mudou-se”.

Inicialmente, foi consignado o entendimento do Superior Tribunal de Justiça, no AgRg no AREsp 467074/RS, no sentido de que:

[...] para a constituição em mora na ação de busca e apreensão é imprescindível a comprovação de encaminhamento de notificação extrajudicial ao endereço constante do contrato, bem como de seu efetivo recebimento, ainda que não pessoalmente pelo devedor”.

No caso, foi acostada na inicial a notificação extrajudicial dirigida ao endereço do devedor constante no contrato, sendo que “[...] caberia ao devedor manter atualizado seu endereço perante a instituição financeira, tudo em consonância com os deveres de cooperação e boa-fé impostos às partes contratantes”.

Com isso, foi reformada a sentença e julgado procedente o pedido para “[...] consolidar o domínio e a posse exclusiva do bem perseguido em nome da instituição financeira apelante”.

Número do Processo
0014871-42.2016.8.17.2001

Ementa
EMENTA: CIVIL E PROCESSUAL CIVIL. AÇÃO DE BUSCA E APREENSÃO. CONTRATO DE FINANCIAMENTO GARANTIDO POR ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA. EXTINÇÃO DO FEITO SEM RESOLUÇÃO DE MÉRITO.INDEFERIMENTO DA PETIÇÃO INICIAL ANTE A FALTA DE CONSTITUIÇÃO EM MORA DO DEVEDOR.NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL ENVIADA AO ENDEREÇO CONSTANTE NO CONTRATO. RETORNO DO AR COM A INFORMAÇÃO DE "AUSENTE".AUSÊNCIA DE COMUNICAÇÃO DA MODIFICAÇÃO DO ENDEREÇO. ÔNUS DO DEVEDOR. VALIDADE DA NOTIFICAÇÃO PARA EFEITO DE CONSTITUIÇÃO EM MORA. SENTEÇA CASSADA. 1. A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça consolidou-se no sentido de que em se tratando de busca e apreensão decorrente de alienação fiduciária, a mora deve ser comprovada por meio de notificação extrajudicial a ser entregue no domicílio do devedor, sendo dispensada a notificação pessoal. 2. O devedor deve comunicar a alteração do seu endereço para fins de recebimento das correspondências encaminhadas pelo credor, sob pena de se reputar válida a sua constituição em mora quando a notificação é encaminhada para o endereço constante no contrato.Recurso de apelação provido. (TJPR - 15ª C.Cível - AC - 1481156-4 - Foz do Iguaçu - Rel.: Jucimar Novochadlo - Unânime - - J. 16.03.2016) (TJ-PR - APL: 14811564 PR 1481156-4 (Acórdão), Relator: Jucimar Novochadlo, Data de Julgamento: 16/03/2016,  15ª Câmara Cível, Data de Publicação: DJ: 1768 29/03/2016)

Acórdão
ACORDAM os Desembargadores da Décima Quinta Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, por unanimidade de votos, em cassar a sentença que extinguiu o processo sem resolução de mérito ante o indeferimento da petição inicial, determinando o retorno dos autos à origem para o regular prosseguimento do feito, nos termos da fundamentação.

RECIFE, 28 de abril de 2016.

JOSE JUNIOR FLORENTINO DOS SANTOS MENDONCA

Juiz(a) de Direito

Extraído de Instituto de Direito Real

 

Notícias

Proposta de alteração no Código Civil não muda status jurídico dos animais

SERES COISIFICADOS Proposta de alteração no Código Civil não muda status jurídico dos animais José Higídio 26 de março de 2024, 8h51 De acordo com a proposta da relatoria-geral, “os animais, objetos de direito, são seres vivos sencientes e passíveis de proteção jurídica própria, em virtude da sua...

Como fica a divisão dos bens em uma separação?

Como fica a divisão dos bens em uma separação? Francisco Gomes Júnior Antes de casar ou unir-se, defina o regime de bens e faça acordos antenupciais para evitar disputas na separação. segunda-feira, 25 de março de 2024 Atualizado às 07:58 Ultimamente, com a notícia de diversos casos de famosos...

Casamento em cartório oficializa amor entre mulheres

Casamento em cartório oficializa amor entre mulheres 22 de março de 2024 - Notícias CNJ / Agência CNJ de Notícias Contar com a segurança do “papel passado” para oficializar a união levou um casal de mulheres a tomar a decisão mais importante em pouco mais de dois anos de vida em comum: casar...

Você sabia que precatório de credor falecido é herança?

Você sabia que precatório de credor falecido é herança? Laís Bianchi Bueno Os precatórios são dívidas governamentais decorrentes de várias situações. Após o falecimento do titular, são automaticamente transmitidos aos herdeiros de acordo com o Código Civil. quarta-feira, 20 de março de...

Imóvel de família pode ser penhorado para pagamento da própria reforma

PENHORABILIDADE RETROALIMENTANTE Imóvel de família pode ser penhorado para pagamento da própria reforma Danilo Vital 19 de março de 2024, 14h33 Essa exceção está no artigo 3º, inciso II, da mesma lei. A lógica é impedir que essa garantia legal seja deturpada como artifício para viabilizar a reforma...

Modernidade e sucessão: como funciona a herança digital

OPINIÃO Modernidade e sucessão: como funciona a herança digital Rodrigo Chanes Marcogni 18 de março de 2024, 18h23 Obviamente que temos que considerar aqui que ao estabelecerem suas regras e políticas de uso as empresas que hospedam as redes sociais o fazem imbuídas no princípio constitucional do...